País que recepciona a disputa do Pré-Olímpico, a Venezuela se mantém com possibilidades matemáticas de ir para o quadrangular decisivo. Contra a já eliminada Colômbia, o triunfo por 1 a 0 levou a equipe aos cinco pontos, estando em terceiro no Grupo A. São apenas dois pontos a menos do que o Equador, seleção que já cumpriu com seus quatro jogos da primeira fase.
Leia mais: Brasil, de virada, ganha do Equador em duelo do Pré-Olímpico
Messi e Suárez seguem sem vencer juntos no Inter Miami
Na primeira etapa, o cenário se mostrou claro onde a Colômbia tinha a bola nos pés, mas quem conseguia converter seus momentos ofensivos em jogadas de maior insinuação eram os donos da casa. E, quase como em forma de ‘retribuição’ a essa capacidade, a Vinotinto foi quem abriu a contagem por intermédio de Jovanny Bolívar.
Aos 34 minutos, após batida de escanteio de David Martínez no lado esquerdo, o camisa 11 subiu mais alto do que seus marcadores e testou firme. O goleiro Alejandro Rodríguez até tocou na pelota, mas não evitou com que ela adentrasse sua meta no lado direito, fazendo a festa dos torcedores da casa.
O retorno do intervalo teve oscilações onde colombianos e venezualanos alternaram no domínio das ações. Entretanto, apesar do número de finalizações ter sido maior, os anfitriões pareciam com a mira mais afiada, estando mais próximo da ampliação em diferentes ocasiões.
Na reta final, os cafeteros pareciam emocionalmente e fisicamente mais inteiros no confronto, criando apreensão para boa parte doa presentes no Brígido Iriarte. Contudo, a Venezuela resistiu e assegurou a manutenção das chances de classificação no Pré-Olímpico.