Não faltou luta, futebol e aquela famosa raça argentina, mas nada disso foi capaz de colocar o River Plate nas quartas de final da Libertadores da América. O time do Monumental precisava vencer por pelo menos dois gols, porém, em uma atuação brilhante do goleiro Azcona, os Millonarios venceram por apenas 1 a 0 e deram adeus ao torneio.
Na próxima fase, o Independiente Del Valle encara o time do Pumas.
Leia Mais: Com insistência, Pumas consegue passar diante do Deportivo Táchira
Na raça, Atlético Nacional bate Huracán por 4 a 2
O jogo
Os comandados de Gallardo entraram em campo pressionados. O River Plate tinha 90 minutos para marcar dois gols e partiu para cima desde o início. Nos primeiros 15 minutos, D’Alessandro e Rodrigo Mora poderiam ter marcado, mas desperdiçaram duas grandes oportunidades.
Por outro lado, o Independiente Del Valle se fechava no campo defensivo e buscava um erro dos argentinos para matar o confronto. Esse erro aconteceu aos 19 minutos, quando Balanta falhou e Ângulo ficou cara a cara com Barovero. A sorte do River é que o goleiro fez um milagre e evitou o gol equatoriano.
À medida que o tempo passava, as arquibancadas do Monumental de Núñez ficavam cada vez mais angustiadas com a bola que teimava em não entrar. O River Plate jogava bem, criava chances, mas sempre esbarrava em algo na hora de concluir a jogada.
Segundo tempo
Na segunda etapa a pressão aumentou ainda mais. Marcelo Gallardo abriu o time de vez e foi para o abafa. A primeira chance veio aos 7 com Rodrigo Mora, que acertou uma linda bicicleta, mas parou no goleiro Azcona.
Minutos depois, o treinador promoveu a entrada de Alario. Em pouco tempo, o atacante criou duas excelentes oportunidades. Na primeira, o goleiro equatoriano defendeu um chute a queima roupa. Na sequência, o centroavante carimbou o travessão.
Aos 20 minutos mais uma bola no travessão. Após cruzamento, Ivan Alonso ajeitou para D’Alessandro que fuzilou, mas carimbou o poste de Azcona para desespero do torcedor argentino.
Cinco minutos mais depois, mais um lance inacreditável. Em cruzamento da esquerda de Milton Casco, o atacante Ivan Alonso ganhou do zagueiro de cabeça e mandou para o gol, porém, Azcona operou um milagre e mandou a bola para fora.
Aos 33 minutos a bola resolveu entrar. Em chute da entrada da grande área, o goleiro rebateu e Alario aproveitou o rebote, 1 a 0 e muita festa no Monumental.
Como era provável, o River Plate avançou ainda mais a sua equipe no campo e ataque. Comandados por D’Alessandro na articulação, Mora, Ivan Alonso e Alario se infiltravam na grande área, mas a barreira equatoriana impedia que o segundo gol saísse.
Aos 45 a chance derradeira. Após mais um lançamento na grande área, Ivan Alonso tocou de cabeça e Azcona novamente saiu para defender a bola e garantir o Del Valle nas quartas de final.