*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
O jogador Argentino Javier Mascherano foi condenado nessa quinta (21) a 1 ano de prisão por fraudar valores na Espanha, país onde mora atualmente. Os valores sonegados pelo atleta giram em torno de 1,5 milhão de euros, o equivalente a mais de 6 milhões de reais.
Leia mais: Universitario segue sem saber se disputará Sul-Americana
Emelec encerra sua pré-temporada na Argentina
A audiência que definiu a condenação do jogador ocorreu na Espanha, país em que Mascherano reside. O julgamento foi rápido, durou em torno de 10 minutos, e acabou com um acordo entre as partes, onde o jogador concordou com a punição de 1 ano atribuída a ele pela justiça Espanhola, além de devolver o valor desviado para os cofres públicos.
Na sentença, Mascherano foi condenado pela sonegação de impostos nos anos de 2011 e 2012. Juntamente com a condenação, uma multa que ultrapassa o valor de 3 milhões de reais foi aplicada. Além disso, Mascherano está proibido de receber subsídios públicos e incentivos fiscais durante o período da pena. Com o acordo realizado, os advogados do jogador entraram com um pedido para que a punição fosse revertida por uma multa que chegaria a quase R$100 mil.
Desde 2010 jogando pelo Barcelona, o jogador argentino é formado nas categorias de base do River Plate e chegou a ter passagem pelo Corinthians, entre os anos de 2005 e 2006.