bonus de cadastro

Torneio de transição no Uruguai terá somente um acesso e um descenso

Associação-Uruguaia-de-Futebol-Latino-04-08
Foto: AFP

Em fase de adaptação para tornar seu torneio nacional de maior nível mais parecido em calendário com o que acontece, por exemplo, no Brasil, na próxima metade de 2016 não estará em disputa o tradicional Apertura uruguaio de 2016/2017, mas sim uma espécie de Torneio de Transição que, em solo charrua, está recebendo o nome de Campeonato Uruguaio Especial.

Leia mais: Independiente Medellín vence o Junior Barranquilla e é campeão colombiano
Colo-Colo pode trocar Luis Sierra por Pablo Guede

A competição será disputada em turno único de 15 partidas para manter as equipes em ritmo de competição e também para definir o descenso de uma equipe apenas a segunda divisão local, situação que será definida através do promédio das últimas duas temporadas (2014/2015 e 2015/2016) além da pontuação nessa edição especial. Da mesma forma, a segundona uruguaia também possuirá essa competição de transição.

Rampla Juniors, Villa Española e Boston River, times que acabaram de subir a primeira divisão equivalente a 2015/2016, terão apenas o promedio do campeonato especial avaliado para o descenso e, nos casos específicos de Liverpool e Plaza Colonia, que subiram em 2014/2015, serão contabilizadas apenas a somatória de 15/16 e o torneio que entrará em vigência nesse segundo semestre de 2016.

 

Além da questão da disposição das datas, outra grande modificação a respeito dos torneios locais será a inserção de duas novas competições, casos do Intermedio e da Supercopa Uruguaia. Enquanto o primeiro, como o próprio nome já diz, será disputada entre o Apertura e o Clausura, o outro será um playoff direto entre o campeonato uruguaio geral e o campeão do Intermedio, sendo com isso jogado posterior ao término de todos os outros torneios.

error: Futebol Latino 2023