bonus de cadastro

A partir de 2017, Uruguai terá calendário no futebol “a la Brasil”

Mudança-de-calendário-Uruguai-temporada-anual-Futebol-Latino-27-10
Foto: Divulgação

No Brasil, o clamor popular é para que a atual forma de disputa da temporada seja repensada ao ponto de se adaptar ao calendário europeu. Porém, esse pensamento em nada é compartilhado, por exemplo, com o anseio do Uruguai, que já definiu mudanças drásticas de datas que entrarão em vigor a partir de 2016.

Leia mais: Vargas e Gonzáles são as novas caras na convocação do Peru

Em reunião realizada na sede da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) entre representantes da maioria dos clubes da primeira divisão local e da própria Associação, ficou decidida a condução dos próximos dois anos no que se refere a uma extensão e remanejamento de datas das próximas temporadas.

A iniciativa vai abolir campeonatos que iniciam em um ano e terminam no ano seguinte, criando um modelo semelhante ao que vemos em solo brasileiro, e vai atender o pedido de muitos dirigentes para, ao contrário do que se pede por aqui também, hajam mais partidas durante o ano.

A transição será feita da seguinte maneira: Após o fim da temporada 2015/2016, que deve acontecer em julho do próximo ano, haverá um torneio com quatro meses de duração que servirá apenas para a qualificação de equipes para a Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2017.

Com isso, a partir de janeiro de 2017, se disputará um torneio dividido em três etapas, acrescentando uma competição intermediária entre os já existentes Apertura e Clausura.

Os campeões de Apertura e Clausura se classificam as competições continentais de 2018 e, caso o time vencedor do intermediário não esteja qualificado a nenhum torneio do tipo, terá vaga garantida na Sul-Americana.

Existia um rumor especulado por alguns integrantes da imprensa uruguaia de que seriam aos poucos reduzidos de 20 para 14 os clubes na divisão principal, porém esse projeto não foi a frente e o número ideal de equipes permanecerá em 16.

O único ponto restante a ser negociado (esse com os clubes da segunda divisão do Uruguai) é com relação ao acesso desse times para as próximas edições e também ao rebaixamento do clube que cairá para a B na atual temporada. Para a resolução dessa questão, não foi levantada nenhuma data provável.

1 comentário em “A partir de 2017, Uruguai terá calendário no futebol “a la Brasil””

  1. Retrocesso total. Os jogadores uruguaios saem a preço de banana para a europa na janela de julho e vai acontecer igual aqui, os clubes começarão o ano com um elenco e terminarão com outro completamente diferente..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023