bonus de cadastro

Times brasileiros iniciam fase de mata-mata da Libertadores

Foto: Divulgação

Garra, vontade, determinação e muita catimba. Seja bem-vindo a fase eliminatória da Copa Libertadores da América, que deverá passar por uma reformulação para o próximo ano. Agora é mata-mata e qualquer descuido pode causar uma desclassificação. Os jogos iniciam no próximo dia 7 e seis clubes brasileiros entram na briga pelo título de maior da América.

O Palmeiras é o grande favorito ao título. O Verdão fez a melhor campanha na fase de grupos com cinco vitórias e um empate e possui um dos elencos mais valiosos do continente. O destaque da equipe fica para a segurança de Felipe Melo e os gols de Willian Bigode, vice artilheiro do Verdão na temporada com 14 gols, um a menos que Borja, que está lesionado.

O adversário do Palmeiras nesta nova fase é um velho conhecido. O Verdão já enfrentou o Cerro Porteño oito vezes na Libertadores, todos na fase de grupos, e só perdeu uma vez. Destaque para o confronto de 1999, goleada alviverde por 5 x 2 fora de casa e, depois, 2 x 1 em casa. O único tropeço aconteceu no torneio de 2006, empate por 0 x 0 e a única derrota no retrospecto contra o adversário, por 3 x 2, no Palestra Itália. O primeiro jogo entre as duas equipes acontece no dia 8 de agosto, no estádio General Pablo Rojas, em Assunção. A volta está marcada para o dia 28, na Arena Palmeiras.

Grêmio abre participação contra um velho conhecido

O Verdão é o favorito, mas quem abre a participação brasileira nesta fase é o Grêmio. O atual campeão da Libertadores faz um duelo peculiar diante do Estudiantes, da Argentina. Peculiar porque este confronto já aconteceu na história da competição e também agita a rivalidade Brasil x Argentina.

Este confronto já é tradicional na história da Libertadores. Em 1983, o Grêmio bateu o rival por 3 a 1 no Olímpico e segurou um 3 a 3 jogando na Argentina. Naquele ano, o time de Porto Alegre conquistaria a América pela primeira vez. O primeiro confronto deste ano será no dia 7, no estádio Cidade del La Plata, no município de mesmo nome. A volta será no dia 28, na Arena do Grêmio.

Timão faz duelo inédito

O Corinthians busca repetir a campanha vitoriosa em 2011 quando conquistou a Libertadores pela primeira vez. O desempenho na fase de grupos foi satisfatório e o bom momento no Brasileirão o credenciam como grande potência nesta fase final. Para começar bem a eliminatória, o Timão terá que passar pelo Colo Colo, que vem embalado e é o atual quinto colocado no Campeonato Chileno. As duas equipes nunca se enfrentaram na história da Libertadores. Este confronto ocorreu apenas pela extinta Mercosul de 2001, empate em zero em São Paulo e vitória brasileira por 2 a 0 em Santiago.

O primeiro confronto da Libertadores acontece no próximo dia 8, no estádio David Arellano, na linda capital chilena, destino turístico muito apreciado pelos brasileiros. A volta será no dia 29, na Arena de Itaquera.

Confronto brasileiro mexe com rivalidade

Também no dia 8 de agosto, no Maracanã, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro no confronto brasileiro nas oitavas de final da competição. Como fez melhor campanha do que o rival, a Raposa tem a vantagem de decidir o segundo jogo em casa, no Mineirão, no dia 29 de agosto. Para quem não lembra, os clubes se enfrentaram na decisão da Copa do Brasil no ano passado. Em vitória nos pênaltis por 5 a 3, o Cruzeiro conquistou a competição em 2017. Vale lembrar que dois resultados iguais também levam a decisão para os pênaltis.

As duas equipes também se enfrentaram na extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores, em 1995, pela semifinal. Desta vez, o Mengão levou a melhor. Vitória de 1 a 0 no Mineirão e 3 a 1 no Maracanã.

Santos encara o Independiente

O Santos terá uma semana para decidir seu futuro na Libertadores. O Peixe faz o primeiro jogo diante do Independiente no próximo dia 21, no estádio Libertadores da América, em Buenos Aires. Na semana seguinte, as duas equipes voltam a se enfrentar, no dia 28, na Vila Belmiro. O primeiro jogo só acontece no dia 21 por um pedido do próprio Independiente que disputará a Copa Suruga, torneio amistoso disputado no Japão, no início do mês.

O alvinegro tenta uma melhor sorte contra o rival argentino. No único confronto entre as duas equipes pela competição, derrota e eliminação na Libertadores de 1964. No primeiro jogo da semifinal, o Peixe perdeu por 3 a 2 em São Paulo. Na volta, um novo revés, 2 a 1 em Buenos Aires. Uma melhor sorte ao time brasileiro.

A força dos times brasileiros é clara em relação aos adversários. Não que exista jogo jogado, mas com tantos representantes qualificados, ter ao menos um time na final do torneio não é uma simples aposta em futebol. Confira a classificação e as chances dos times brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023