bonus de cadastro

Retrô FL: Palmeiras “arranca” no Brasileirão e Cruzeiro mantêm tradição copeira

palmeiras-arranca-no-brasileirao-e-cruzeiro-mantem-tradicao-copeira-Futebol-Latino-27-12
Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium

O futebol brasileiro no ano de 2018 nas suas principais competições nacionais tiveram as torcidas de Palmeiras e Cruzeiro celebrando as conquistas do Campeonato Brasileiro da Série A e da Copa do Brasil, respectivamente.

Leia mais: Maxi Rodríguez está de volta ao Newell’s Old Boys
Revista elege Thiago Silva o melhor estrangeiro da França em 2018

Apesar de ambos acabarem sentindo durante a temporada uma sensação de frustração após suas quedas na Copa Libertadores, a superação foi elemento primordial para que os times de Luis Felipe Scolari e Mano Menezes dessem a chamada “volta por cima” e terminassem o ano comemorando um título.

O segundo no caso do Zero já que, nos primeiros meses do ano, a equipe de Minas Gerais venceu o estadual.

No BR-2018 o Verdão, quando focou, sobrou

Fazendo uma análise geral da competição, pode se dizer que houveram três equipes que, efetivamente, dominaram a competição em boa parte da disputa e alimentaram reais chances de conquista: Flamengo, São Paulo e Internacional.

Usando seu estilo de jogo mais calcado na posse de bola e troca de passes para encontrar os espaços, até a pausa para a disputa da Copa do Mundo o time carioca dava a nítida impressão de que faturaria sua sétima conquista nacional sob o comando do até então quase que desconhecido treinador Mauricio Barbieri.

Contudo, depois da pausa, tanto o São Paulo como o Inter passaram por uma clara ascendente usando uma maneira de atuar inversamente proporcional a apresentada pelo time do Rio de Janeiro: Consistência defensiva em primeiro lugar junto com força de contra-ataque e jogadas de velocidade. Logo, eles se dividiram na liderança no meio da competição com os paulistas tendo um maior número de rodadas na ponta.

Com a chegada do fim de temporada, a perda de peças nos dois planteis juntando a concentração total de um renovado Palmeiras após a chegada de Felipão foi definitiva para que, assim que assumisse a liderança, o Verdão não largasse mais até se sagrar campeão. O jogo do título ocorreu em São Januário na penúltima rodada onde venceu o Vasco por 1 a 0.

Na CDB, o “letal” Cruzeiro deu o tom

Desde o início da sua carreira sendo conhecido como um técnico que sabe muito bem disputar torneios em formato de “mata-mata”, Mano Menezes se encontrou exatamente com um dos maiores vencedores da Copa do Brasil, o Cruzeiro. Um casamento que a edição de 2018 do torneio mostrou ser extremamente entrosado.

Tamanha era a eficiência que a equipe pregava seja no respeito a estratégia de jogo como também saber bem lidar com o regulamento e o valor do gol feito atuando como visitante que, em todos os quatro confrontos fora do Mineirão, o time não só marcou como venceu seus jogos.

Contudo, isso não foi suficiente para tornar a campanha da equipe Celeste algo “sem sustos”. Isso porque era justamente em Belo Horizonte que os comandados de Mano Menezes mostravam dificuldade em administrar as vantagens. Algo que, inclusive, rendeu a necessidade do Cruzeiro passar somente nas penalidades pelo Santos com direito a uma noite mágica do goleiro Fábio ao defender três cobranças seguidas.

No fim, a decisão contra o Corinthians mostrou uma face ainda não vista da equipe mineira ao ganhar tanto em Belo Horizonte (1 a 0) como em São Paulo (2 a 1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023