bonus de cadastro

Raízes e conquistas: uma jornada pela história do futebol no Brasil

raizes-e-conquistas-uma-jornada-pela-historia-do-futebol-no-brasil-futebol-latino-02-04
Foto: Divulgação/Unsplash Chaos Soccer Gear

Você conhece a história do futebol no Brasil? O esporte, que é considerado como paixão nacional, começou a ser praticado na Inglaterra, mas o ‘jeitinho brasileiro’ de jogar e a criatividade dos jogadores conquistou o mundo todo.

Seja você um apaixonado por futebol, alguém que queira entender mais sobre a história do esporte no Brasil para se entreter em uma aposta na Betfair ou para ter mais assuntos com os amigos na roda de conversa, você está no lugar certo!

Neste post, você descobrirá como foi a chegada do futebol no Brasil, quais foram os primeiros times e muito mais. Então acompanhe!

A chegada do futebol no Brasil

O primeiro registro da chegada do futebol no Brasil aconteceu em 1894. Um jovem filho de ingleses chamado Charles Miller regressou a São Paulo após completar seus estudos na Europa e trouxe com ele algumas bolas e as regras para a prática do futebol.

Os primeiros times fundados no Brasil

O futebol, que foi importado da Inglaterra, era praticado apenas pelas elites logo após sua chegada. O primeiro clube fundado com essa finalidade, o São Paulo Athletic Club (SPAC), tinha como seus fundadores britânicos da alta classe residentes no Brasil — entre eles, o próprio Charles Miller.

A difusão desse esporte, contudo, aconteceu principalmente pelo Rio de Janeiro. Por lá, os clubes da elite carioca investiram pesado para popularizar o futebol que, hoje, é uma paixão nacional.

A primeira equipe especificamente de futebol carioca foi o Fluminense Football Club, fundada em 1902. Também foi a primeira equipe que cobrou ingressos para uma partida desse esporte no Brasil. Na ocasião, o time jogou contra o Paulistano e aproximadamente 2.500 pessoas acompanharam o evento.

A fundação da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira foi oficialmente fundada em 1914. Antes do primeiro jogo oficial, porém, houve uma fase chamada de Pré-Seleção. Nela, as equipes combinadas entre vários times regionais jogavam contra os países vizinhos.

O primeiro jogo feito pela Seleção Brasileira aconteceu dia 21 de julho de 1914. O time enfrentado foi o Exeter City, da Inglaterra, com vitória do Brasil por 2 a 0.

A conquista do primeiro mundial

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, no Uruguai, e o Brasil — único país que esteve em todas as edições da competição até hoje — já estava lá. A Seleção, no entanto, não conseguiu passar da primeira fase, assim como aconteceu na segunda edição do mundial.

A conquista do primeiro mundial da Seleção Brasileira só aconteceu em 1958, na Suécia. Na mesma ocasião, um dos maiores jogadores do mundo começou a ter destaque com apenas 17 anos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Na terceira edição da Copa do Mundo, Pelé foi chamado de ‘Rei do Futebol’ pelos franceses e o apelido pegou. Também foi a partir desse mundial que a chamada ‘Era de Ouro’ da Seleção Brasileira iniciou-se. Foram três títulos em quatro Copas entre 1958 e 1970.

A construção dos estádios

Com a rápida popularização do esporte, era preciso arranjar uma maneira de comportar as grandes demandas de público e de jogadores. As fábricas, então — tanto as do Rio de Janeiro quanto as de São Paulo — passaram a construir campos para incentivar que seus operários praticassem o futebol.

No Rio de Janeiro, em 1927, foi inaugurado o estádio do Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário. No ano de 1940, a casa dos grandes times paulistas de futebol foi erguida: o Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu.

Para a Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, foi construído o que seria por muitos anos o maior estádio do mundo, o Maracanã. Esse título foi perdido depois das reformas realizadas para a Copa do Mundo de 2014, mas ele ainda continua sendo o maior do Brasil.

Em 1960, foi inaugurado, em São Paulo, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi. Ele é o maior estádio privado do Brasil e é a casa do São Paulo Futebol Clube.

A evolução do futebol do Brasil no cenário internacional

A conquista das primeiras Copas do Mundo foi um grande marco na história do futebol do Brasil. A Seleção apresentou ao mundo um estilo de jogo único com criatividade e habilidade além de muita técnica.

Esse estilo de jogo influenciou diversos outros times ao redor do mundo e solidificou a reputação do futebol brasileiro. Desde então, o Brasil se tornou o país com o maior número de títulos da Copa do Mundo e continua sendo referência no cenário internacional.

E aí, já conhecia a história do Futebol no Brasil? Agora, com todas essas curiosidades sobre a paixão nacional, você já pode se entreter em uma esporte bet na Betfair ou compartilhar todo esse conhecimento com os amigos em uma roda de conversa!

1 comentário em “Raízes e conquistas: uma jornada pela história do futebol no Brasil”

  1. Pingback: Diogo Sodré chega ao São José exaltando 'tradição e história'

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023