Você ficou sabendo que o Neymar foi eleito o melhor jogador brasileiro que atua fora do país? A premiação em questão foi a Samba Gold, promovida pelo site brasileiro Sambafoot.
Fonte: Maninder Sidhu/ Unsplash.com
Dentre os 20 candidatos ao prêmio, Neymar recebeu 40% dos votos registrados por internautas, jornalistas e ex-jogadores, sendo a sexta vez que recebe o prêmio e pelo terceiro ano consecutivo.
O pódio foi dividido com os jogadores Lucas Paquetá com 14,5% dos votos e Bruno Guimarães com 13,3%. Outros jogadores também foram homenageados nas categorias “futebol feminino” e “futebol sub-20”.
No entanto, Neymar não ficou nem entre os 10 melhores jogadores do mundo da premiação Bola de Ouro 2022. Então o que explicaria a popularidade do jogador? Bom, além de um excelente atleta, Neymar é muito bom em marketing.
O camisa 10 da seleção brasileira é uma das personalidades com melhor estratégia de marketing
O marketing empresarial do Neymar é um dos melhores meio a personalidades do futebol, pois o jogador investe em todas as estratégias de marketing que existem.
A primeira delas é o co-marketing, ou seja, as parcerias que o menino Ney. Ele já soltou a voz em parcerias com cantores influentes na música brasileira como Wesley Safadão e Thiaguinho.
O atleta também já participou de filmes com atores populares como Tatá Werneck, Whindersson Nunes e Tirullipa, entre outras iniciativas que fazem com que ele esteja sempre em evidência.
O Neymar adora usar as redes sociais para fazer marketing e esse é um dos principais canais de marketing orgânico. Entre as publicações, ele mostra sua rotina como jogador do PSG, momentos com os amigos e família.
Além de manter a proximidade com seus seguidores – são mais de 200 milhões de followers – o jogador também usa a ferramenta para vender, por meio de publiposts.
Para balancear, o jogador também usa suas redes sociais para fazer marketing social, especialmente voltadas para divulgar o Instituto Neymar Jr. que promove oportunidades educacionais para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Para finalizar, o jogador também usa a sua influência nas redes sociais para fazer a gestão de crise. Um exemplo foi a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 pela Croácia.
Embora muitas críticas tenham recaído sobre ele, o camisa 10 da seleção manteve a serenidade e esperou o momento certo para conversar com o público, de maneira humilde e respeitosa.
Por causa de sua forte presença nas redes sociais e das diversas estratégias de marketing que aplica em suas publicações, Neymar consegue não apenas cativar os seguidores e torcedores, mas seus colegas de profissão e novos patrocinadores, sendo um fenômeno dentro e fora dos gramados.