*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Pelo 12º ano consecutivo, Zico reuniu um grupo de ex-jogadores e atletas ainda em atividade em uma partida realizada no estádio do Maracanã para quase 41 mil torcedores presentes.
Leia mais: Querétaro e Atlas fazem jogo de abertura da Liga MX Clausura 2015/2016
O evento, já tradicional no calendário, começou no CFZ em 2004 e, desde 2006 ocorrendo no Maracanã, já contou com a presença de craques como Maradona (edição 2005) e o reencontro entre Romário e Zico, após rumores de que os dois jogadores não se falavam, aconteceu nesse domingo (27) no Rio de Janeiro.
A partida reuniu jogadores já aposentados como Júnior, Felipe, Roger Flores, Renato Gaúcho e jogadores de clubes brasileiros como Zé Roberto, campeão da Copa do Brasil 2015 pelo Palmeiras, Elias, meio campo do Corinthians e Lucas Lima, destaque na equipe do Santos esse ano.
As equipes foram divididas como estrelas vermelhas e brancas e o dono da festa jogou pela primeira, começando a partida ao lado de Vitor Baía, Aldair, Ronaldo Angelim, Juan, Zé Roberto, Júnior, Elias, Lucas Lima, Alex e Luc Nills. Do outro lado, os estrelas brancas contaram com Carlos Germano, Marcão, Roque Junior, Mauro Galvão, Felipe, Edmílson, Djalminha, Ricardinho, Renato Gaúcho, Paulo Nunes e Edmundo como equipe titular.
A partida começou com gol da equipe branca em um lance que teve início em um choque entre o goleiro Vitor Baía e o zagueiro Juan fazendo a bola sobrar para Paulo Nunes, que cruzou para Edmundo marcar de cabeça. A equipe vermelha virou o jogo com dois gols de Elias, ainda no primeiro tempo. Em seguida, foi a vez do dono da festa deixar sua marca.
Aos 34 minutos, após jogada iniciada por ele, com participação de Zé Roberto e Lucas Lima, Zico mandou a bola para as redes. Esse foi o único gol do anfitrião que deixou sua marca de outras formas em campo: deu passe para mais dois gols e acabou desperdiçando um pênalti aos 31 minutos do segundo tempo.
O anfitrião da festa jogou os 90 minutos da partida e só saiu de campo as 45 minutos para dar lugar ao neto Felipe, de 7 anos, que tradicionalmente entra em campo para marcar um gol simbólico que marca o encerramento do jogo.
A partida acabou com os estrelas vermelhas ganhando por 8 x 3 e além de Edmundo, Elias e Zico, os presentes no Maracanã puderam ver gols de jogadores que entraram ao longo da partida: Falcão (craque do futsal), Thiago Coimbra (filho de Zico), Alex Dias, Cícero e Daniel Carvalho, além do gol simbólico marcado pelo neto de Zico.
Além de ser uma oportunidade de rever amigos e proporcionar encontros de diferentes gerações de jogadores, a partida tem como intuito auxiliar instituições carentes, para onde 100% da renda é revertida.