Futebol Venezuelano: As eleições na FVF

Foto: Divulgação Conmebol

*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino

Com a investigação realizada sobre o envolvimento de Rafael Esquivel em um esquema de favorecimento à algumas empresas de televisão, em competições de grande porte como a Copa América, as eleições para o comando da Federação Venezuelana de Futebol (FVF) deve ter um final diferente após quase 30 anos, tempo pelo qual Esquivel ficou no comando da entidade.

Leia mais: No sufoco, Sporting Cristal bate Huracán por 3 a 2
Atlético Nacional não dá chance ao Peñarol e segue líder do grupo 4

Dentre os nomes ventilados como possíveis substitutos para o cargo, Laureano González tem bastante força. Isso porque González, até então vice presidente da federação, ficou no lugar de Esquivel na FVF, após o presidente ser afastado pela investigação realizada envolvendo seu nome. Além de estar no comando da FVF desde maio de 2015, González tem ampla trajetória no futebol, o que pode ser considerado uma vantagem para que seja eleito como novo presidente da federação nas próximas eleições.

Um segundo nome possível na lista dos prováveis candidatos é o do atual tesoureiro da FVF. Jesús Berardinelli tem em seu histórico um posicionamento contrário à Esquivel, o que pode fortalecer o desejo de candidatura do atual tesoureiro da FVF. Como já atua na federação, Berardinelli tem um grande conhecimento do funcionamento da FVF, em contrapartida, sua falta de carisma pode ser um fator negativo em sua suposta tentativa de eleição.

O terceiro nome ventilado como candidato à presidência da FVF é o de Rafael Lacava, prefeito de Puerto Cabello. Embora Lacava não esteja envolvido no futebol, sua paixão pelo esporte é conhecida por muitos e seu grande envolvimento no lado político, garante a Lacava um posicionamento favorável diante de alguns homens do governo, o que poderia lhe dar vantagem sobre os demais candidatos.

O quarto nome na lista dos possíveis candidatos à eleição é de um velho conhecido dos Venezuelanos. O ex técnico da vinotinto, Richard Páez, que conseguiu boas vitórias pela seleção, tem um grande conhecimento de futebol e é uma figura de grande carisma no meio. No entanto, Páez não demonstrou, até o momento, grande experiência no lado político, embora já tenha declarado que gostaria, em algum momento, ser presidente da FVF.

Como quinto nome, mais um ex-técnico da vinotinto. Cesar Farías, já manifestou seu interesse em assumir a presidência da FVF, quando Esquivel ainda comandava a federação. Farías tem o apoio de nomes importantes, como Domingo Cirigliano importante dirigente com ampla trajetória no futebol, o que é considerado um ponto favorável à possível candidatura de Farías nas eleições da FVF.

O último nome da lista é o de Tony Carrasco, que foi o primeiro a oficializar sua candidatura na disputa pela presidência da FVF. Ex- jogador de futebol e atualmente apresentador de um programa esportivo, tem a vantagem de ter um maior tempo para realizar suas propagandas políticas. No entanto, declarações recentes sobre dirigentes de algumas associações, desagradaram mais de 20 organizações, que já declararam ser contra Carrasco e pode ser prejudicial no resultado de sua campanha.

Embora as eleições para a presidência da FVF só ocorram em 2017, as campanhas dos candidatos começam desde já. A maneira que os candidatos apresentarão suas propostas até as eleições, além de suas respectivas trajetórias até o momento, serão fundamentais para chegar ao nome do novo presidente da federação. Até lá, a certeza de que a mudança de presidência da FVF, após longo período de comando de Rafael Esquivel, já é um marco na história do futebol venezuelano é um sopro de esperança em possíveis melhorias para o esporte no país.

error: Futebol Latino 2023