Quem acompanha o futebol europeu, certamente, já teve a oportunidade de acompanhar o meio-campista Fernando atuando. Algo que, aqueles mais afeitos ao esporte praticado em nosso continente, certamente não tem a mesma referência.
Leia mais: Zico comenta sobre temporada de Gabigol no Flamengo
Boca inicia processo de troca do gramado em La Bombonera
Na última semana, o jogador de 36 anos de idade encerrou o seu ciclo no Sevilla depois de quatro temporadas e meia na representação espanhola. Todavia, quem pensa que sua história é apenas ligada ao clube da Andaluzia, em muito se engana.
Natural da cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante mais de 380 quilômetros de Goiânia, Fernando deu seus primeiros passos no futebol pela base do Vila Nova. Entretanto, bastou uma temporada entre os profissionais para transformar a sua realidade de carreira em um ‘homem da Europa’.
Se transferindo para o Porto, ele defendeu o clube lusitano entre 2007 e 2014. Conquistando 12 títulos, ele se tornou um ídolo portista antes de fazer outra transição considerável. Na oportunidade, para defender o poderoso Manchester City.
Em três temporadas nos Citizens, Fernando conquistou uma Copa da Liga Inglesa antes do Galatasaray, onde jogou entre 2017 e 2019. A partir daí, ele construiu a trajetória que seguirá cravada na memória dos fãs da representação de Nervión. Na Espanha, ele angariou números da ordem de 167 partidas, sete gols, dez assistências e duas taças da Liga Europa.