Se aqui no Brasil a arbitragem ainda gera muita polêmica com lances duvidosos, o mesmo não pode dizer dos Estados Unidos. Muito a frente dos países latino-americanos, a Major League Soccer conseguiu a autorização da FIFA para utilizar a tecnologia em lances duvidosos nos amistosos da seleção norte-americana, no mês de outubro. A informação foi publicada pelo portal Medio Tiempo do México.
Leia Mais: Com gol de Campbell, Costa Rica impões mais um revés aos Estados Unidos
Jurgen Klinsmann balança no comando técnico do EUA
Vale lembrar que a maior FIFA rejeitou recentemente o pedido da Federação Holandesa de Futebol, que pretendia usar a tecnologia para evitar erros graves da arbitragem durante o jogo.
De acordo com o dirigente americano, os árbitros poderão pedir o auxilio em três ocasiões: pênalti, cartão vermelho e posição de impedimento. Os juízes terão de 40 segundo a 1 minuto para confirmar o lance ou não.
Em entrevista ao jornal The Times, Jeff Agoos gostou muito da novidade e está ansioso para colocar em prática.
“Aprovamos a ideia de usar a tecnologia para melhorar o andamento de uma partida de futebol. Acreditamos que com isso, o trio de arbitragem terá mais informação e poderá corrigir os erros”.
O uso da tecnologia nos Estados Unidos não é novidade. Em outros esportes como, por exemplo, NBA e NFL, a arbitragem tem o direito de assistir o replay do lance para decidir se continua com a decisão.