Ataque desencanta e Estados Unidos impõe goleada sobre a Costa Rica

Estados-Unidos-Costa-Rica-Copa-América-Centenário-Futebol-Latino-07-06
Foto: Arte Futebol Latino

Dessa vez os Estados Unidos não decepcionou em nada o seu torcedor. Diante da Costa Rica atuando no Soldier Field, na cidade de Chicago, os norte-americanos foram eficientes no seu plano de jogo e aplicaram uma grande goleada de 4 a 0 para chegarem aos seus três primeiros pontos na Copa América Centenário.

Leia mais: Gustavo Quinteros rebate com firmeza as críticas voltadas ao Equador

O início de jogo se mostrou com a intensidade das duas equipes que, em inferioridade nos pontos dentro da chave, queriam abrir rapidamente o marcador. E se a pressão alta na marcação da Costa Rica desde a defesa norte-americana resultou em um chute muito perigoso do atacante Joel Campbell, do lado oposto uma bola alçada na grande área vinda da ponta direita do ataque.

Após o cruzamento feito na grande área, o atacante Bobby Wood foi empurrado pelo costarriquenho Cristian Gamboa dentro da grande área, pênalti assinalado pela arbitragem do equatoriano Roddy Zambrano. Na cobrança, o veterano Clint Dempsey teve categoria para colocar bola no canto direito e o goleiro Patrick Pemberton no canto esquerdo, 1 a 0 Estados Unidos.

O nível de movimentação e velocidade da partida persistiu bem rápido, mas enquanto os Ticos não conseguiam adentrar com mais qualidade nos passes o miolo defensivo, estadunidense, os donos da casa conseguiram tanto com Gyazi Zardes como em chute colocado de Jermaine Jones, que passou muito perto do ângulo direito de Pemberton, criar chances de perigo usando o contra-ataque.

E foi usando esse recurso de maneira inteligente que, ao roubar mais uma vez a bola da equipe caribenha com 36 minutos, Wood conseguiu limpar bem a marcação na altura da meia-lua e, antes de ser derrubado, conseguiu passar para Jones que, dessa vez, não desperdiçou e colocou os Estados Unidos mais próximos do três pontos.

A superioridade norte-americana ficou muito mais latente não só na posse de bola, mas também na postura e disposição dos esquemas táticos. Se havia alguma dúvida dessa situação, cinco minutos depois Wood recebeu um bom passe de costas para a marcação próximo a entrada da área e, com um belíssimos giro, chutou com muita precisão no gol de Pemberton e colocou 3 a 0 no placar para o delírio da torcida local.

A etapa complementar teve muito mais os caribenhos com a posse de bola, necessitados de se recuperar dentro do embate, contra a equipe dirigida por Jurgen Klinsmann sem muita questão de fazer a mesma estratégia na intensidade de marcação que praticou quando não tinha a vantagem no marcador.

Os melhores momentos dos Ticos dentro desse período foram na cabeçada no travessão de um apagado Bryan Ruiz no confronto e, próximo ao fim da partida, um corte providencial da zaga protagonizado pelo meio-campista Kyle Beckermann, que ajudava na defesa no momento exato.

Sendo assim, restou apenas mais uma roubada do sistema ofensivo dos norte-americanos protagonizado dessa vez para Graham Zusi, que finalizou muito bem de pé esquerdo para vencer mais uma vez Pemberton e dar um ponto final ao duelo.

error: Futebol Latino 2023