No primeiro jogo da final do Apertura colombiano, deu Bucaramanga. No Estádio Alfonso López, o clube do departamento de Santander recebeu o Independiente Santa Fe e venceu por 1 a 0 em compromisso que aconteceu no último sábado (8).
Leia mais: Monterrey contrata o meio-campista espanhol Óliver Torres
Em final emocionante, Brasil vence amistoso contra o México
Internacional, com gol de Alario, carimba vaga no mata-mata da Sul-Americana
Dos dois lados do confronto, aliás, existem figuras conhecidas do público brasileiro. Enquanto o banco de reservas do Bucaramanga conta com o venezuelano Rafael Dudamel (ex-Atlético-MG), o comando de ataque do Santa Fe tem Hugo Rodallega, de passagem pelo Bahia.
Apesar do caráter de pressão na primeira etapa dos mandantes, a representação de Bogotá quase marcou um gol de placa como visitante. Isso porque, ao ver o arqueiro adiantado, o ala Francisco Chaverra finalizou do campo de defesa e viu o goleiro Aldair Quintana se esticar todo para evitar o tento.
Mais agudos no ataque, os donos da casa só encontraram o gol que deu a vantagem mínima no placar do jogo (e no agregado) já aos 24 minutos do segundo tempo. Após passe no lado direito do ataque, Jhon Córdoba partiu pra cima da marcação e cruzou em diagonal. Assim, a pelota atravessou a grande área até Fredy Hinestroza, de perna esquerda, bater colocado e tirar Mosquera da jogada.
Como fica a decisão
Com o marcador no interior do país, o Bucaramanga joga por qualquer empate para conquistar o primeiro título nacional na elite de sua história. Com 74 anos de existência, a entidade foi campeã, em 1994 e 2015, da segunda divisão.
Por outro lado, o Independiente Santa Fe precisa vencer por um tento de diferença para forçar a disputa de pênaltis. Se o triunfo no El Campín ocorrer por dois ou mais gols, a conquista do Apertura fica na capital colombiana. A partida decisiva está marcada para o próximo dia 15 de junho.