Às 20h (de Brasília) desta segunda-feira (18), os 64 clubes participantes de Libertadores e Sul-Americana conhecerão o desenho de seus respectivos grupos. Assim como ocorre há alguns anos, o evento acontecerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Luque, no Paraguai.
Leia mais: Argentino marca gol ‘a la Ronaldinho’ na Major League Soccer
Zagueiro Juan Jesus, do Napoli, acusa Franceso Acerbi de racismo
Para as duas competições entre clubes da América do Sul, o sistema de sorteio é o mesmo: divisão dos clubes em quatro potes com oito integrantes cada. Além do campeão vigente sempre integrar o lugar de primeiro cabeça de chave, no Grupo A, a definição dos demais componentes ocorre por meio de dois quesitos.
Um deles é o Ranking da Conmebol, levando em conta o desempenho em torneios da entidade. O outro é a forma de classificação até a chegada do sorteio já que, obrigatoriamente, os quatro clubes vindo das fases eliminatórias entram no Pote 4.
Existe apenas uma ‘trava’ no momento do sorteio que se refere a dois integrantes do mesmo país em uma chave. Entretanto, essa regra não é aplicada, por exemplo, se o segundo clube estiver no Pote 4. Dessa forma, seria possível, por exemplo, clássicos entre Flamengo e Botafogo logo na primeira fase do torneio.
Relembre a composição dos potes
Libertadores
Sul-Americana