A competição mais importante para os jogadores até 17 anos chega a sua rodada final da fase de grupos no Chile e, para algumas seleções latinas, essa será a derradeira chance de demonstrar realmente “a que veio”.
Leia mais: Wagner Ribeiro terá que prestar contas a justiça por transação de França
Dos nove representantes do continente latino-americano no Mundial da categoria, quatro deles estão com o privilégio de dependerem única e exclusivamente de seus resultados para avançarem as oitavas de final da competição, sendo que os outros cinco precisarão contar com uma combinação de resultados até mesmo por um terceiro lugar.
Mesmo sendo também uma potência quando o assunto são suas categorias de base, a Argentina divide com a seleção de Honduras o posto de situação mais “desesperadora” da primeira fase, precisando não só vencer seu compromisso como também tendo a certeza de que precisa de uma grande dose de sorte para que outros placares a favoreçam e ela possa avançar como uma das melhores campanhas de 3° colocado.
Confira a situação de todos os latinos na primeira fase da Copa do Mundo Sub-17:
Grupo A
Estados Unidos e Chile: Ambas as equipes se enfrentam hoje (23) às 21h nessa rodada final e precisam vencer para ter alguma chance de se qualificarem, já que um empate elimina ambos. Uma derrota ou empate da Croácia para a Nigéria no outro jogo da chave (hoje também às 21h) dá a vaga ao vencedor de EUA x Chile ou, caso os europeus vençam, quem triunfar entre os latinos terá que esperar os outros resultados para ficar como um dos melhores 3°s colocados.
Grupo B
Brasil: Uma vitória sobre a Guiné na tarde de hoje às 18h garante a Seleção na próxima fase pelo menos como segundo colocado do grupo, podendo até mesmo ficar em primeiro pelo saldo de gols caso a Coreia do Sul perca para a Inglaterra em duelo que acontece também hoje, no mesmo horário. Em caso de empate ou derrota, o Brasil ainda pode avançar como um dos terceiros colocados, mas teria que esperar o restante da rodada.
Grupo C
México: Mesma situação do Brasil, porém com a vantagem de poder até mesmo empatar diante da líder do grupo Alemanha amanhã (24) às 21h que, mesmo assim, avança diretamente a próxima fase como 2° colocado. Uma vitória contra os europeus dá a liderança. Uma derrota pode derrubar os mexicanos para a terceira colocação apenas se a Austrália passar pela Argentina no jogo de mesmo dia e horário.
Argentina: Com duas derrotas em dois jogos, os hermanos não podem mais chegar na pontuação do segundo colocado México, tendo que vencer a Austrália e ficar de olho nos demais resultados da rodada para ficar como um dos melhores 3°s. Uma derrota ou empate a elimina do torneio.
Grupo D
Equador: Depende apenas de suas forças, já que enfrenta a segunda colocada da chave Bélgica na tarde de amanhã, às 18h. Em caso de tropeço de Mali contra Honduras no mesmo dia e horário e um triunfo equatoriano, a Tri pode até avançar como primeira colocada. Empate ou derrota ainda podem dar uma das vagas como um dos melhores 3°s, porém tendo que aguardar os demais resultados.
Honduras: Situação semelhante a da Argentina, tendo que vencer de qualquer maneira a seleção africana de Mali para ir as oitavas como 3° colocado e vendo em um empate ou derrota a sua carta de despedida do Mundial.
Grupo E
Costa Rica: Apenas uma derrota para a Coreia do Norte no domingo (25) às 21h pode fazer com que a equipe dos Ticos tenha que olhar outros resultados. Um empate ou vitória dá a vaga sem necessidade de combinação, sendo que um triunfo combinado com um tropeço da Rússia diante da África do Sul no mesmo dia e horário darão o primeiro lugar a seleção latina.
Grupo F
Paraguai: Segundo colocado da chave, uma vitória diante da Nova Zelândia no domingo às 18h dá a vaga direto a próxima fase e, combinado apenas com uma derrota da França para a Síria no mesmo dia e horário, os paraguaios podem ficar em 1° no saldo de gols. Uma derrota ou empate podem ainda classificar os guaranís como um dos melhores 3°s colocados, porém dependendo de outros resultados.