Com ação direta de James Rodríguez, a Colômbia começou a Copa América ganhando do Paraguai. Isso porque, no NRG Stadium, a seleção colombiana fez 2 a 1 e marcou os primeiros pontos no Grupo C, mesma chave de Brasil e Costa Rica.
Leia mais: Transferência de Adam Bareiro para o River Plate fica sob risco
Técnico da Colômbia releva ideia de favoritismo na Copa América
Os primeiros minutos do duelo foram caracterizados por uma nítida busca pelo jogo rápido. Nesse sentido, em poucos toques, tanto colombianos como paraguaios tentavam surpreender a marcação e dificultar o trabalho de recomposição defensiva. Algo que intensificou, principalmente, o número de erros cometidos no plano ofensivo das duas partes.
No decorrer da etapa inicial, a ajustada marcação do Paraguai fazia com que os Cafeteros não tivessem o domínio demonstrado em partidas recentes com base na troca de passes. Desse modo, foi a bola aérea, com James Rodríguez, que desequilibrou o confronto na primeira parte. Aos 32, Daniel Muñoz aproveitou cruzamento de James que veio da esquerda e testou no canto esquerdo de Rodrígo Morínigo. Nove minutos depois, em batida de falta, o camisa 10 colocou na cabeça de Jefferson Lerma que ganhou no alto e mandou no lado direito da meta paraguaia.
Toque de emoção
O contexto da partida com a Colômbia em busca de ser mais ativa ofensivamente não se alterou no tempo complementar. Enquanto isso, os paraguaios, com muita dedicação e linhas de marcação próximas, tentavam aliar a resistência defensiva com saídas mais agudas para o ataque. E a versatilidade guaraní deu resultado pois, aos 24 minutos, Julio Enciso apareceu bem na bola levantada por Ruben Sosa e completou com um chute cruzado, no canto direito do goleiro Camilo Vargas.
Curiosamente, o gol do Paraguai trouxe maior grau de concentração para os colombianos. Após cometerem uma série de erros na troca de passes, o aumento da precisão fez os Cafeteros terem mais controle do jogo e voltarem a assustar o gol de Morínigo. Com isso, a Colômbia assegurou os primeiros três pontos na Copa América e aumentou sua invencibilidade para 24 jogos.