Em jogo cheio de oportunidades em Pheonix, a Colômbia bateu os Estados Unidos por 1 a 0 e ficou com o terceiro lugar na Copa América do Centenário. O gol colombiano foi marcado por Carlos Bacca, aos 31 minutos da primeira etapa.
Leia Mais: Na disputa do 3º lugar, EUA muda equipe e Tim Howard será titular
Conmebol garante Chile na Copa das Confederações em 2017
O duelo
Um primeiro tempo aberto em Pheonix. As duas seleções entraram em campo mais tranquilas e deixaram o jogo mais aberto. A Colômbia, tecnicamente melhor que os Estados Unidos estava mais ajeitada em campo e tinha mais qualidade na hora de chegar, ao contrário do adversário que pecava na finalização.
Apesar de muita disposição das equipes, o primeiro gol do jogo saiu aos 31 minutos. Em jogada inteligente de James Rodríguez, o camisa 10 tocou para Arias, que invadia a grande área pela direita. O lateral deixou Bacca na cara do gol que só teve o trabalho de empurrar, 1 a 0 Colômbia.
Minutos depois, em busca do empate, o time norte-americano pressionou no ataque e quase empatou com Bedoya. O jogador aproveitou a sobra na grande área, mas finalizou errado e mandou para fora.
Segunda Etapa
Com o jogo ainda mais aberto, os Estados Unidos começaram em cima. Em cobrança de falta, Dempsey obrigou Ospina a operar um verdadeiro milagre. A resposta colombiana veio com James Rodríguez, o camisa 10 saiu na cara de Howard e chutou para fora.
Melhor em campo, os Estados Unidos chegaram com muito perigo em duas oportunidades com Dempsey. Na primeira, em jogada individual, o atacante carimbou o poste colombiano. Na segunda, ele ficou com a bola após rebote da zaga e chutou rente a trave de Ospina.
Na reta final do jogo, a Colômbia explorava o contra-ataque e quase ampliou com Cardona. Após passe de James Rodríguez, o meia entrou na grande área e fuzilou. O goleiro Howard teve que se esticar todo para defender e mandar para escanteio.
Nos minutos finais, a seleção norte-americana apertou no campo de ataque, mas a Colômbia soube segurar a pressão e ficou com o terceiro lugar da Copa América.