O rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, na derrota para o Fortaleza, transformou negativamente a parte interna e externa do Estádio da Vila Belmiro.
Leia mais: Felipe Melo e Suárez se envolvem em briga durante Fluminense x Grêmio
Diego Costa desperta a ira no elenco do Botafogo; saiba mais
Além das cenas lamentáveis vistas dentro do gramado, houve também momentos de tensão nos arredores do palco do confronto. Principalmente, em frente a entrada principal da Vila, situada na Avenida Princesa Isabel.
Com a presença de diversos torcedores que arremessavam pedras no portão de acesso, a força policial se fez presente para dispesar os presentes. Para isso, as autoridades policiais usaram bombas de efeito moral e spray de pimenta. Sendo que, no caso do spray de pimenta, algumas pessoas dentro do estádio chegaram a cobrir o rosto e reclamaram dos efeitos.
Veículos que estavam nas imediações também acabaram sendo alvos da ira das pessoas que protagonizaram os atos de vandalismo. Ao todo, diversos carros e pelo menos dois ônibus foram queimados em meio aos confrontos.
Por conta do ambiente de absoluta insegurança nos arredores da Vila Belmiro, algumas pessoas chegaram, aliás, a retornar as arquibancadas do estádio.
Os resultados da rodada colocaram o Santos na 17ª posição, com 43 pontos, em função dos triunfos de Vasco (2 a 1 contra o Bragantino) e Bahia, que aplicou 4 a 1 no Atlético-MG. Concretizando, assim, o primeiro descenso na centenária história do Alvinegro da Baixada Santista.