O Chile está na decisão da Copa América do Centenário. Após bater a Colômbia por 2 a 0, a seleção de Antonio Pizzi carimbou seu passaporte e vai reencontrar a Argentina na decisão. No ano passado, os dois países decidiram a competição e a ‘La Roja’ levou a melhor.
Leia Mais: Confira três gols de mão que deram o que falar no futebol brasileiro
Tigres está disposto a contratar o goleiro Fernando Muslera
O duelo
Um começo de jogo alucinante do Chile. Como se fosse um verdadeiro furacão, a equipe comandada por Antonio Pizzi partiu para cima e em apenas 10 minutos já vencia o confronto por 2 a 0.
O primeiro tento saiu aos 5 minutos com o volante Aránguiz. Após cruzamento da direita, Cuadrado e Sánchez dividiram e a bola sobrou para o chileno, que na cara de Ospina só deslocou, 1 a 0.
Como se fosse um replay do jogo contra o México, enquanto o adversário ainda tentava entender o que estava acontecendo, os chilenos ampliaram a vantagem. Alexis Sánchez invade a área e chuta, a bola pega na trave e no rebote Fuenzalida só empurra para o fundo das redes, 2 a 0.
Superior em campo, o Chile quase chegou ao terceiro gol aos 14 minutos com Alexis Sánchez. O camisa 7 ganhou de James Rodríguez, invadiu a área e encheu o pé. A bola pegou em Ospina e na trave antes de sair.
Após muita pressão no começo do jogo, a seleção chilena diminuiu o ritmo e deixou a Colômbia avançar no campo de ataque. Apesar de melhorar no jogo, a primeira chance clara dos colombianos só veio aos 32 minutos, quando Arias saiu na cara de Bravo e obrigou o goleiro a praticar uma excelente defesa.
Nos minutos finais da primeira etapa a Colômbia fez uma blitz no gol do Chile e quase chegou ao primeiro gol com Sánchez. O volante aproveitou a sobra da defesa, driblou o marcador e chutou colocado. Cláudio Bravo teve que se esticar todo e espalmou a bola.
Temporal
O intervalo do jogo teve mais de duas horas de espera por conta das condições climáticas na cidade de Chicago. A partida ficou ameaçada de não acontecer, mas após o temporal passar, a organização tratou de tirar a água do campo e o jogo recomeçou normalmente.
Segunda Etapa
Na volta do intervalo, José Péckerman resolveu mexer na equipe e promoveu a entrada de Marlos Moreno no lugar do apagado Cardona.
E logo nos primeiros minutos a principal polêmica do confronto. Em lance rápido dentro da grande área, Torres rouba a bola do zagueiro Jara e foi derrubado pelo chileno. A arbitragem fez vista grossa e não marcou o pênalti.
Quando os colombianos eram melhores em campo uma baixa inesperada. Após falta em cima de Aránguiz, o volante Sánchez recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia era bem melhor que o Chile e a cada minuta se aproximava do gol. Em uma das descidas perigosas, James Rodriguez fez jogada individual e arriscou e fora da área. O goleiro Bravo teve que defender o chute em dois tempos para evitar o tento.
Aos 35 minutos mais uma chance colombiana. Em cobrança de falta, a zaga chilena afastou mal e na sobra Marlos Moreno pegou de primeira. A bola desviou na zaga e foi para fora.
Nos minutos finais, o Chile controlou a pressão da Colômbia e garantiu a sua vaga na decisão. Os colombianos lamentaram o resultado e agora se preparam para encarar os Estados Unidos na disputa do terceiro lugar.