*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Com duas semanas a frente do Santa Fe, o técnico Alexis García vem mostrando excelente desempenho até aqui: em seu comando, a equipe colombiana está invicta. O bom desempenho do comandante colombiano tem se mostrado um grande acerto por parte da diretoria do Santa Fe.
Leia mais: LDU terá Álvaro Gutiérrez como novo técnico da equipe equatoriana
Juan Riquelme e Sergio Martínez: ídolos e amigos que o destino uniu
A contratação de Alexis García para o comando do Santa Fe aconteceu após a saída do uruguaio Gerardo Pelusso do clube. Antes da chegada de Alexis García, a equipe do Santa Fe havia perdido 3 de 5 partidas disputadas, o que acabou culminando na troca de comando.
Com a chegada do técnico colombiano à equipe do Santa Fe, o desempenho no Apertura teve significativa melhora. As vitórias diante de Junior Barranquila, Atletico Huila e Patriotas fazem do aproveitamento de 100% de Alexis García a frente da equipe um fator de esperança para o torcedor da equipe colombiana, no que diz respeito a melhora do rendimento no campeonato.
Mas nem tudo são flores para o Santa Fe. Embora esteja em um bom momento no Apertura, a equipe colombiana sofrerá com um importante desfalques nas próximas três rodadas. Jonatan Gómez foi expulso na partida contra o Millonarios, na qual o Santa Fe perdeu por 2×0 e culminou na troca de treinador, e foi suspenso por 4 rodadas.
Na primeira partida sem o meia em campo, o Santa Fe conseguiu superar a falta do jogador e no último sábado (2) venceu por 1×0 o Patriotas pela 11ª rodada do Apertura. Com o resultado, a equipe do técnico Alexis García ocupa o 5º lugar na tabela, com 18 pontos ganhos.
Para tentar manter a sequência de invencibilidade na competição, a equipe comandada por Alexis García enfrenta o Deportivo Cali pela 12ª rodada do Apertura no próximo domingo (10) às 18h. Antes disso, o técnico tem seu primeiro desafio pela Libertadores. O Santa Fe recebe o Corinthians na Colômbia pela 5ª rodada da fase de grupos da competição sul-americana. Em caso de vitória, a equipe colombiana, atual vice líder com 7 pontos, assume a ponta do grupo no lugar do adversário da próxima quarta (6).