bonus de cadastro

Atlético Nacional vira pra cima do Libertad e avança à fase de grupos da Libertadores

Nacional-Medellin-x-Libertad_14_04_2021
(Foto: Divulgação/Conmebol Libertadores)

*Por Danilo Di Grado

Não faltou emoção no confronto da volta, pela terceira fase da CONMEBOL Libertadores. Entrando em campo com a vantagem de terem vencido por 1 a 0 na ida, os paraguaios chegaram até chegaram a sair na frente, porém não aguentaram a pressão do time Verdolaga e saíram derrotados por 4 a 1, no estádio Atanásio Girardot, em Medellín.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia Mais: Del Valle elimina o Grêmio e vai para o grupo do Palmeiras na Libertadores
Sul-Americana: Montevideo City bate Fénix e cai no grupo do Bahia


Com isso, a equipe comandada por Alexandre Guimarães garantiu sua vaga no Grupo F da competição, e enfrentará o Argentinos Juniors-ARG, Nacional-URU, além da Universidad Católica-CHI. Sua estreia será na próxima quinta-feira (22), contra os chilenos.

Por outro lado, os paraguaios, com a eliminação, disputarão agora a Sul-Americana. Como adversários terão o Newell’s Old Boys-ARG, Palestino-CHI, além do Atlético-GO.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, a equipe do Libertad não intimidou-se e logo foi pra cima. Recebendo um bom lançamento na frente, Villalba invadiu a área e, ao fazer o cruzamento, viu Julio Enciso, de apenas 17 anos, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes aos 2 minutos. 1 a 0.

Após o tento sofrido, a equipe colombiana sabia que não teria vida fácil para reverter a situação. Porém, ainda acreditando em uma possível reação, foi pra cima em busca de seu gol. E conseguiu aos 16 minutos. Depois uma grande jogada por parte de Andrade, o camisa 10 encontrou Barrera entrando com liberdade na pequena área e, ao receber, mandou a bomba sem chances para Martín Silva. 1 a 1.

Igualando tudo no Atanásio Girardot, a equipe do técnico brasileiro, naturalizado costarriquenho, Alexandre Guimarães, passou a dominar o confronto. Até meados dos 35 minutos, mantinha a posse de bola evitando que fosse atacado, porém não oferecia grandes perigos ao goleiro rival.

Foi somente na reta final que as coisas começaram a equilibrar um pouco mais. Além de um tento anulado a favor dos donos da casa, com Barrera, o Libertad até conseguiu chegar por duas vezes em seu campo de ataque, perdendo até mesmo uma grande oportunidade de ampliar a contagem, já que Báez não conseguiu dar sequência em um lance de perigo.

Já na segunda etapa, com apenas os paraguaios mudando, o Atlético começou mais forte. Aos 5 minutos, após uma rápida descida em um erro no meio, Andrade acionou Miranda pela ponta que, por sua vez, cruzou rasteiro para Perlaza, de letra, marcar um golaço. 2 a 1.

E o tento deu ânimo aos colombianos. Com isso, aos 13 minutos, após Miranda roubar a bola do marcador, cruzou para Barrera bater fazendo com que Martín Silva conseguisse fazer a defesa, entretanto deu o rebote nos pés de Jonatan Alvez que aumentou o placar. 3 a 1.

Mesmo garantindo sua classificação com o resultado, o Verdolaga ainda seguiu em cima. Sendo assim, aproveitando o sistema defensivo todo desmontado, os visitantes viram o contra-ataque sendo armado no meio com Andrade recebendo pelo lado direito e, em um novo cruzamento, Duque, de peixinho, mandou para o fundo das redes. 4 a 1.

Ainda na expectativa de uma possível reação, o time de Assunção tentou apostar suas fichas até os últimos momentos. Com direito a um tento anulado por conta de impedimento de Martínez, até os acréscimos os comandados de Garnero acabaram esbarrando na forte marcação rival, dando a deixa para o árbitro colocar um ponto final no duelo colocando os colombianos na fase de grupos da competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023