*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
O Atlético Nacional sagrou-se na noite de ontem (20) campeão do Clausura 2015 na Colômbia, depois de derrotar o Junior Barranquilla nas cobranças de penalidades (3 a 2).
Leia mais: Empate com a LDU garante o tricampeonato ao Emelec
Na última quarta-feira (16), em partida disputada no Metropolitano de Barranquilla, o jogo de ida havia terminado com triunfo do Junior por 2 a 1, gols de Roberto Ovelar e Edison Toloza para os anfitriões e Yimmi Chara descontou para a equipe verdolaga.
Neste domingo, precisando de um resultado positivo em um lotado Estádio Atanasio Girardot, o Atlético se deu bem logo aos 32 segundos de partida, com um gol anotado pelo jogador Marlos Moreno.
Como não há nenhum critério de desempate na final da competição, a vitória simples dos comandados de Reinaldo Rueda levava a decisão para os pênaltis.
O placar perdurou por todo o restante do certame e a decisão acabou mesmo na marca da cal, com o time de Medellín levando a melhor.
O título coroa o Nacional como o maior vencedor do futebol colombiano, tendo ele agora 15 títulos nacionais. Logo na sequência aparecem Millonarios, com 14 conquistas, e o América de Cali que, apesar de amargar a segundona do país há alguns anos, permanece como terceiro maior campeão nacional, com 13 títulos.