Três dos quatro classificados para a fase final do Pré-Olímpico estão definidos. Dependendo apenas das próprias forças, a Argentina passou por cima do Chile onde, com o placar de 5 a 0, garantiu uma das vagas no Grupo B. Avançando, dessa forma, ao lado do Paraguai. Na outra chave, o Brasil está garantindo enquanto Equador e Venezuela estão vivos pela outra vaga.
Leia mais: Corinthians, em nota, rebate afirmações de Lucas Veríssimo
Pré-Olímpico: Uruguai faz sua parte e vence Peru
A diferença na posse de bola era ligeiramente favorável para o selecionado argentino. Entretanto, além disso, o setor criativo da Albiceleste apresentava soluções mais eficientes e perigosas do que o ataque chileno. Não por acaso, na etapa inicial, a equipe dirigida por Javier Mascherano criou, pelo menos, duas chances claríssimas de abrir a contagem. Nas oportunidades, Santiago Solari (dentro da área) e Valentín Barco, de média distância, pararam em grandes defesas do arqueiro Vicente Reyes.
Mais incisivo, o selecionado argentino seguia mais próximo de abrir a contagem e o fez aos 44 minutos. Depois de Santiago Castro arrematar com força, esbarrando em boa defesa de Reyes, a bola sobrou limpa para Almada. Dessa forma, o camisa 10 chegou batendo forte, superando o goleiro do Chile.
Caminho pavimentado
A vinda das equipes para a segunda etapa teve apenas uma mudança do lado em que as seleções atacavam. Isso porque, na prática, o compromisso na capital da Venezuela teve os argentinos mais organizados tanto para pressionar na marcação como na montagem de jogadas ofensivas.
Com isso, Julián Nardoni saiu em disparada e recebeu uma espécie de ‘tranco duplo’ dentro da grande área, penalidade assinalada pelo árbitro venezuelano Alexis Herrera. Na batida, Almada assumiu a responsabilidade e bateu alto, fugindo do alcance de Vicente Reyes. 2 a 0 aos 11 minutos.
Para sacramentar o triunfo e a vaga na fase final do Pré-Olímpico, Santiago Castro, Nicolás Valentini e Luciano Gondou, já nos acréscimos, constituíram o massacrante placar em Caracas.