*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Embora a seleção boliviana continue tendo como comandante oficial o boliviano Julio César Baldivieso, os rumores de sua saída já rondam a seleção da Bolívia. Para substituo, um nome tomou força nos últimos dias, o do venezuelano César Farias.
Leia mais: Chile bate Colômbia e disputa a final contra a Argentina
Confira três gols de mão que deram o que falar no futebol brasileiro
Desde de abril deste ano no comando do The Strongest, César Farias já tem experiência no currículo no que diz respeito a comandar seleções. Por 5 anos, no período de 2008 a 2013, Farias comandou a seleção da Venezuela, sua terra natal.
Apesar de não ter nada confirmado oficialmente, o portal Diez.bo destacou que parte da comissão técnica de César Farias confirmou a existência de conversas do treinador com os responsáveis pela seleção boliviana.
Pelo lado do The Strongest, clube que atualmente comanda, tampouco houve manifestação sobre o assunto. O que se sabe é que, apesar de terem firmado contrato por uma temporada, o contrato de Farias com o clube possui uma cláusula que permite rescisão em caso de convite para comandar uma seleção.
Os rumores da saída Baldivieso do comando da seleção boliviana, tomaram força após a declaração do secretário geral da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Wálter Torrico, que deixou claro seu desejo de trocar o comando da seleção. “Mantenho o que disse, Baldivieso deve deixar de ser o treinador da seleção boliviana pelo trabalho que foi feito”.
Caso se confirme a saída de Baldivieso, o boliviano sairá menos de 1 ano após sua chegada, já que assumiu a seleção boliviana em agosto de 2015, em meio a uma crise da FBF. O último desempenho da Bolívia em competições foi lamentável e justifica a vontade de mudança no comando: a seleção boliviana foi eliminada na primeira fase da Copa América, sem marcar sequer um ponto na competição.