Muitos podem pensar, naturalmente, que o poker se trata de um jogo com base na aleatoriedade de cartas distribuídas. Porém, é importante, desde já, deixar uma informação bem clara: o jogo de poker é um esporte da mente.
Leia mais: Jogo responsável: aprenda como apostar com moderação
Profissional indica como evitar lesões na prática de esportes
Com a ciência disso, esse conteúdo vai mostrar, detalhadamente, pontos que suportam essa análise. Pontos esses, aliás, que apoiam oficialmente o conceito de que o poker é um esporte da mente desde 2010. Nesse sentido, ele se une a modalidades como damas e xadrez, por exemplo.
Tamanha é a popularidade do poker que ele se tornou uma verdadeira febre na internet. Seja de profissionais do esporte como também de pessoas ligadas a outras modalidades. Além disso, cada vez mais vemos competições com prêmios milionários e a chance de fazer dessa atividade uma profissão.
Saiba porque o poker é um esporte da mente
É normal pensar em esportes e associar a algo em que você tenha ampla movimentação física. Afinal, foi assim que se consolidaram modalidades como futebol, vôlei, basquete, dentre outras.
Porém, o que muitos não sabem é que existe uma relação entre o poker e o esporte, só que de uma maneira distinta. Isso porque ele integra os chamados “esportes da mente”, modalidades que possuem uma série de critérios avaliados pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA).
O principal ponto para considerar o poker como um esporte da mente são os conceitos de estratégia e habilidade para obter a vitória. Afinal, não se trata apenas de jogar cartas, mas sim de observar os movimentos dos adversários e estabelecer um plano de ação. Isso exige o conhecimento de regras específicas e métodos que envolvem uma mistura de experiência e estatística.
Um exemplo que suporta esse argumento é o fato de existirem jogadores que habitualmente conquistam torneios dos mais variados tipos. Afinal, como seria possível um seleto grupo de jogadores vencer em um jogo que não seja pautado pela mistura de habilidades?
Outro elemento que destaca o poker nesse sentido é o desgaste físico e mental. Isso porque sessões de poker podem durar de oito a dez horas, trazendo um gasto energético e de esforço da mente consideráveis. Desse modo, existe uma queima de calorias apesar da posição quase que estática por horas a fio.
Como aprender poker do zero
Apesar de ser bastante difundido nos últimos anos, ainda existe um público curioso pelo assunto que tem o desejo de aprender poker do zero. E isso é algo cada vez mais simples de conseguir.
Com a popularidade que atingiu o mundo de diferentes celebridades, esse esporte da mente tem um grande número de sites especializados e com autoridade no assunto como GGPoker e Poker Online, por exemplo.
Antes de mergulhar nas regras, é importante saber que existem algumas variações de poker. As mais famosas, nesse sentido, são Texas Hold’Em, Omaha e Seven-Card Stud.
Outro ponto a ser ressaltado é que, além das regras, o componente emocional é muito importante no poker. Como se trata de um jogo de apostas e leitura de movimentos, saber o momento de apostar alto ou recuar é fundamental para ser bem sucedido. Afinal, como dissemos antes, o poker é um esporte da mente.
É possível construir uma carreira no poker?
Além de ser um esporte de alto teor de raciocínio e decisões estratégicas, o poker também chama a atenção pela pompa de suas competições. Especialmente, em razão das altas premiações oferecidas, já que um só torneio pode reunir a bagatela de quase R$ 90 milhões.
Por isso, não é raro conhecer pessoas que, além de o terem como um esporte que gostam de praticar, querem construir uma carreira no poker. E isso pode se tornar possível caso sejam seguidas algumas dicas que parecem simples, mas são muito efetivas:
- Esta é uma carreira de alta volatilidade, já que depende do seu desempenho em jogos e torneios para ser rentável. Por isso, só faça esse movimento se tiver alguma reserva para se manter no início;
- Pratique seu conhecimento em jogos online e, posteriormente, torneios de baixo custo. Sejam eles presenciais ou online. Assim, você saberá como é possível aplicar diferentes estratégias e interpretar cenários dos mais diversos;
- Encontre um mentor e estabeleça uma sincera e honesta integração. O network, assim como em quase todas as áreas da vida, é muito importante no poker. Tanto para a inserção no círculo mais restrito como também pensando em patrocínios, por exemplo.
2 comentários em “O Jogo de Poker é Um Esporte da Mente?”
Pingback: No Uruguai, Nacional x Liverpool tem homenagens a Izquierdo
Pingback: Informações valiosas para apostar no Brasileirão