Os seis maiores clássicos do futebol Argentino

Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

*Por Paulo Gabriel – Colaborador do Futebol Latino

O povo argentino é um dos mais apaixonados por futebol em todo o mundo, sempre que algum time brasileiro enfrenta um argentino na Libertadores ou na Copa Sul-Americana é normal vermos pessoas elogiando as torcidas rivais, quase sempre os Hermanos dão show nas arquibancadas, com lotação máxima, festa com sinalizadores e um canto que começa antes do jogo e só termina bem depois que o juiz encerra a partida.

Leia Mais: Apesar do tropeço, Edgardo Bauza não se preocupa com a perda da liderança
Briga entre Boca Juniors e San Lorenzo põe fogo no campeonato argentino

Quando o jogo é entre rivais então, a festa é muito maior. Os hinchas argentinos levam as rivalidades ao extremo, gerando até mesmo casos violentos protagonizados pelos barra bravas.

Como são muitas as rivalidades no futebol argentino, o Futebol Latino resolveu resumir e contar os seis maiores clássicos dos Hermanos. Confira:

Unión x Colón: O clássico da cidade de Santa Fé é um dos mais antigos e mais equilibrados da Argentina. O primeiro jogo entre os rivais foi em 1913, quando futebol ainda na era amador e o Colón venceu por 5×1. Em 9 de agosto de 1931 foi realizado o primeiro clássico da era profissional e de novo o Colón se sagrou vencedor, desta vez por 2×1. No histórico de confrontos há um equilíbrio extraordinário para um clássico. Em 82 jogos, foram 26 vitórias para cada lado e de 30 empates. O último confronto aconteceu há dois anos e o Unión venceu por 1×0. No 13 deste de setembro acontecerá o 83º confronto entre os times pelo campeonato argentino.

Estudiantes x Gimnasia y esgrima: O clássico da região de La Plata também é um dos mais antigos do país. O Gimnasia venceu o primeiro confronto em 1916, mas na história o Estudiantes tem uma vantagem considerável. Em 172 jogos, foram 72 vitórias dos “pincharatas” contra 50 dos “lobos” além de 50 empates. A maior goleada da história também pertence ao Estudiantes, um massacrante 7×0 em 15 de outubro de 2006.
Além de levar vantagem nos confrontos, o Estudiantes também é considerado muito maior que seu rival. O hexa campeão argentino e tetra da Libertadores é apontado por muitos como uma espécie de “sexto grande” da Argentina.

San Lorenzo x Huracán: Conhecido como clássico porteño é um dos mais desnivelados do futebol argentino. Até hoje aconteceram 191 jogos com 88 vitórias do San Lorenzo e 51 do Huracán fora 52 empates.

O clássico até já teve muito mais peso no século passado, mas com os anos, o Huracán perdeu sua força e até ano passado jogava a segunda divisão do campeonato nacional, enquanto o San Lorenzo é considerado um dos cinco grandes argentinos. Embora não haja comparação do tamanho das equipes, o “ódio” das torcidas se manteve e até hoje o clássico mobiliza e paralisa toda a cidade.

Neweel’s Old Boys x Rosário Central: O clássico é conhecido como “clássico rosarino” por envolver os dois maiores clubes da cidade de Rosário. No total, 327 clássicos disputados, com 109 vitórias do Rosário central contra 102 vitórias do Neweel’s, sendo uma delas por 5×0, a maior goleada do confronto, além de 114 empates. O primeiro jogo entre as equipes foi disputado em 1905 e o Neweel’s venceu por 1×0. Já no último clássico disputado em julho deste ano, o Rosário saiu vencedor pelo placar mínimo.

Na parte de títulos, as duas equipes tem uma história parecida, o Neweel’s é hexa campeão argentino e tri da copa da argentina, enquanto o Rosário conquistou o campeonato nacional quatro vezes e a copa cinco, além disso possui um título internacional (Conmebol de 1995) e quatro títulos da segunda divisão argentina, sendo um deles em 2013.

Independiente x Racing Club: O famoso clássico de Avellaneda é o primeiro dos citados aqui que envolve dois gigantes do país, o Independiente nada mais nada menos que o maior campeão da história da Libertadores com 7 títulos e o Racing maior campeão da copa da Argentina com 12 conquistas. Na história dos confrontos ampla vantagem para o Independiente, com 82 vitórias, contra apenas 62 do Racing além de 72 empates.

Em questão de títulos do campeonato argentino já há mais equilíbrio e desta vez o Racing leva vantagem, 17 a 16. A maior goleada do confronto foi um acachapante 7×0 do Independiente em 1940. O primeiro jogo da história foi em 1907 também com vitória dos “rojos” por 3×2, no último confronto realizado em maio deste ano o Racing Club levou a melhor e venceu por 1×0 dentro de casa.

Boca Juniors x River Plate: Como todos poderiam imaginar o clássico dos times de Buenos Aires é disparado o maior clássico da Argentina. Há quem diga aliás, que é o maior clássico do mundo, até por isso recebe o nome de “Superclássico”. River e Boca são nada mais nada menos que os dois maiores campeões argentinos, 36 títulos do River contra 30 do Boca, já na copa da argentina e na Taça Libertadores o time de La Bombonera leva vantagem 10×8 e 6×3 respectivamente. Nas 357 vezes que o clássico foi realizado, contando era amadora e profissional o Boca venceu 130 jogos contra o 114 do River além de 113 empates.

O primeiro confronto foi realizado em 1913 e o River fora de casa bateu seu rival por 2×1, em contrapartida a maior goleada pertence ao Boca Juniors, 6×0 em 1928. A última vez que as equipes se enfrentaram foi na Taça Libertadores 2015, e depois do River vencer no Monumental de Nuñes por 1×0 na ida, a partida de volta acabou 0x0, depois do jogo ser suspenso ainda no intervalo por ação de torcedores, com isso o Boca foi eliminado da competição enquanto o River conquistou seu terceiro troféu.

No dia 13 deste mês acontecerá a 358ª edição do grande clássico, válido pelo campeonato argentino na casa do River Plate.

error: Futebol Latino 2023