bonus de cadastro

Veja quem são os chamados “gigantes” argentinos

Gigantes-argentinos-Futebol-Latino-02-09
Foto: Reprodução/Futebol Portenho

*Por Paulo Gabriel – Colaborador do Futebol Latino

Muitos são os times tradicionais da Argentina, mas apenas cinco são considerados os “gigantes” do país, fato que pode causar certa estranheza para os brasileiros já que alguns times conhecidos por aqui como Estudiantes de La Plata e Vélez Sarsfield não entram nesta lista.

Os maiores clubes argentinos são Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club e San Lorenzo. O Futebol Latino decidiu, então, contar um pouco mais sobre a história destas equipes para os amantes do futebol latino-americano.

Leia mais: Meia Marcos Guilherme completará hoje 100 jogos pelo Atlético-PR

O San Lorenzo é, teoricamente, o menor dos cinco se formos olhar os títulos. O famoso “time do papa” é o quinto maior campeão argentino com 15 conquistas, e possui apenas um título de Copa Argentina, Libertadores, Sul Americana e da extinta Mercosul. Mas sua torcida extremamente apaixonada e o místico estádio Nuevo Gasômetro compensam o pouco número de títulos internacionais.

O Racing Club também não é um papão de títulos internacionais, tendo apenas um título da Libertadores em um longínquo 1967, mesmo ano que o time se sagrou campeão mundial em cima do Celtic da Escócia.

Mas, quando o assunto é títulos dentro da Argentina, o time tem moral, sendo o terceiro maior campeão do campeonato argentino com 17 taças, além de ser o atual campeão e o maior campeão da Copa da Argentina, com 12 conquistas. O Time de Avellaneda tem o apelido de “Academia” e joga no estádio Juan Domingo Perón, que costuma ter seus 51.000 lugares ocupados.

O Independiente ou “Rey de Copas” como também é conhecido, também é um clube da cidade de Avellaneda e é o grande rival do Racing. O apelido foi dado graças ao time ser o papão de títulos da Libertadores, já que, com sete conquistas, o time é o maior campeão da competição continental.

Quando o assunto é título nacional, o Independiente é o quarto maior campeão argentino com 16 títulos, além de ter 6 taças da Copa Argentina. Seu estádio leva o nome da competição onde tem mais história, o Libertadores de América, e tem capacidade para 48 mil torcedores.

O River Plate, também conhecido como “Los Milionários”, é o maior campeão argentino, com 36 títulos, e tem 8 taças da Copa Argentina, joga no estádio Monumental de Nuñez, que tem capacidade para 61 mil pessoas, e costuma estar sempre lotado. O time passou por dificuldades recentemente e foi parar na segunda divisão argentina, deu a volta por cima e ganhou a Copa Sul Americana 2014 e a Taça Libertadores 2015.

O Boca Juniors, talvez o mais conhecido do público brasileiro, é o segundo maior campeão argentino (30 títulos) da Copa Argentina (10) e da Libertadores (6). Joga na famosíssima La Bombonera, que costuma botar medo em todos adversários. O time tem o apelido de “Senhor Libertadores” e seus torcedores são conhecidos como “Xeneizes”.

Há um debate na Argentina de qual seria a sexta força do país. Estudiantes, Vélez, Newell’s, Rosário Central e Huracán aparecem como candidatos, mas historicamente nenhum desses conseguirá desbancar um dos cinco gigantes, pelo menos não por enquanto.

1 comentário em “Veja quem são os chamados “gigantes” argentinos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023