Após se destacar no futebol austríaco, o zagueiro brasileiro Matheus Lins foi anunciado como novo reforço do Sheriff (Moldávia) para as próximas três temporadas. O clube, que tem experiência em fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, está na primeira fase eliminatória anterior aos grupos da Liga Europa em 2024/2025.
Leia mais: Fernando Henrique comemora assistência e classificação do Mixto na Série D
Meme com famosa animação é usado pela seleção da Colômbia
Em virtude de tal cenário, o jogador de 23 anos comentou a sensação após a assinatura do contrato e apresentou suas características mais marcantes:
“É uma sensação única ter essa oportunidade na minha carreira. Estou muito feliz e motivado para este novo desafio. Toda honra e glória é de Jesus Cristo, que me tem guiado até aqui. O Sheriff é um clube de alto nível. Antes de chegar, eu recebi um vídeo de como é o clube e posso dizer que é surreal. Estrutura de clube grande, diversos campos e tecnologia de ponta. Sem falar das grandes competições que disputa, como a Europa League”, disse Matheus Lins, agregando:
“Tenho uma ótima qualidade com a bola nos pés e também sem ela, o que me dá confiança em campo. Sempre busco manter a posse da bola e encontrar soluções para iniciar jogadas com meus companheiros. Sou um defensor que valoriza o confronto físico, tanto pelo alto quanto no chão. Quando vou para a área do adversário, me sinto como um centroavante (risos), sempre buscando oportunidades para contribuir no placar. Por fim, considero importante entender e assimilar o estilo de jogo do técnico. Isso me permite tomar decisões conscientes e evitar ações precipitadas.”
Processo de adaptação
Com passagem pelas categorias de base de Atlético-MG e Bahia, o jogador conquistou o Brasileiro Sub-20, em 2020, e o Campeonato Baiano Sub-20, em 2021. No futebol austríaco, Matheus foi o segundo zagueiro com mais duelos ganhos entre os atletas sub-23 da segunda divisão, pelo Bregenz. As informações são do Comparisonator, plataforma especializada na avaliação do desempenho de jogadores profissionais. Depois, o brasileiro se transferiu para o Austria Lustenau, equipe da primeira divisão.
Diante de sua rodagem no Velho Continente, o atleta comentou sobre sua experiência no país. Para ele, o processo de adaptação na Áustria é fundamental para facilitar sua mudança para a Moldávia:
“Na minha opinião, meu período na Áustria foi muito importante para o meu desenvolvimento no futebol europeu. Creio que me ajudou bastante em termos de adaptação e amadurecimento para lidar com o estilo de jogo. Na Áustria, o futebol é muito tático, exige força física e tem uma boa intensidade. Consegui absorver isso e, com muito trabalho, tive um bom desempenho durante esse período.”