Wayne Rooney: relembre a carreira de um dos maiores atacantes ingleses

wayne-rooney-relembre-a-carreira-de-um-dos-maiores-atacantes-ingleses-Futebol-Latino-31-01
Foto: AFP

Oficialmente aposentado em 15 de janeiro de 2021, Wayne Rooney passou por cinco clubes em toda a sua carreira, disputando duas ligas nacionais em países distintos, porém com a mesma língua: Inglaterra e Estados Unidos. O craque inglês conquistou 18 títulos e foi premiado seis vezes ao longo dos seus 25 anos como atleta profissional.

Leia mais: Clube da Turquia anuncia a chegada de Jean Pyerre
Ex-esposa de jogador do Olimpia morre em tiroteio no Paraguai

Confira, a seguir, o histórico desse grande jogador inglês. 

O início no Everton

O craque inglês já mostrava sinais de que iria ser um jogador diferenciado enquanto pouco se falava em apostas Brasil. Ainda no Everton, Rooney, então jogando no Sub-18 do clube inglês, disputou oito jogos e marcou 8 gols. Na temporada 2002/2003, Rooney foi para o elenco principal, onde atuou 37 vezes e marcou otio gols.

A força física aliada com a boa movimentação de Rooney chamou a atenção do Manchester United, que resolveu comprar o atleta por aproximadamente 30 milhões de libras. Diante de cifra que equivalia a R$ 158,4 milhões na cotação da época, o Everton teve que vender Wayne Rooney para poder melhorar as finanças e continuar atuando de acordo com as regras de seu país.

O que o Manchester não imaginava é que a trajetória de Rooney seria tão longa nos Red Devils. Afinal, Wayne entrou em 2004/2005 e só deixou o clube inglês em 2016/2017, tendo se consolidado, simplesmente, como o maior artilheiro de toda a história da equipe. Foram 559 partidas com 253 gols anotados e uma invejável galeria de títulos.

Depois de tamanho sucesso e tendo uma breve estadia sem brilho no Everton, entre 2018 e 2019 o craque inglês foi para o DC United onde disputou a Major League Soccer (MLS), principal liga do futebol nos Estados Unidos. E, dentro das possibilidades da franquia de Washington, ele também deixou uma marca positiva que pode ser traduzida tanto em números (52 jogos com 25 gols e 14 assistências) como também no caráter da dedicação e disciplina contagiante do atleta. 

A carreira de Rooney terminou em 2021 enquanto o atleta jogava pelo Derby County. E foi exatamente no clube do leste da Inglaterra que Wayne continuou o seu exercício no futebol, só que, dessa vez, como técnico. 

Coleção de títulos inclui uma Liga dos Campeões

Qualquer fã de jogos de videogame e de assistir futebol ao vivo sabe que Rooney se destacou pela sua qualidade em campo. Wayne esteve presente em três edições de Copa do Mundo (2006, 2010 e 2014) com 11 aparições em campo e um gol marcado. Além disso, o atleta inglês ainda marcou presença em três edições da Euro: 2004, 2012 e 2016.

Em termos de títulos, Rooney acumula em sua carreira:

  • 1x Liga dos Campeões 
  • 1x Mundial de Clubes 
  • 1x Liga Europa 
  • 5x Premier League 
  • 1 Copa da Inglaterra 
  • 5x Supercopa da Inglaterra 
  • 4x Copa da Liga Inglesa 

Em sua carreira como profissional, Rooney foi conhecido como o melhor jogador da Premier League e ganhou o título de Golden Boy em 2004, premiação que também foi entregue a grandes atletas como Lionel Messi, Cesc Fàbregas, Sergio Aguero, Mario Gotze, Paul Pogba, Raheem Sterling, entre outros.

No que diz respeito aos jogos e gols marcados, Rooney esteve em campo em 883 partidas e marcou 366 gols. O maior número de gols marcados e aparições foi quando o atleta esteve em campo pelo Manchester United, onde atuou em 559 partidas e marcou 253 gols.

O futuro de Rooney 

Logo após a sua aposentadoria, Wayne Rooney resolveu se dedicar ao treinamento de equipes. O seu primeiro trabalho como treinador foi acordado para acontecer no Derby County, clube em que encerrou a sua carreira como atleta. Em sua primeira temporada como treinador, a de 2020/2021, Rooney teve 29 partidas e venceu apenas nove.

A equipe do Derby County acabou em 21º lugar na tabela de classificação da segunda divisão do futebol inglês. Ainda sob o comando de Rooney, os The Rams seguem lutando para não serem rebaixados em 2021/2022. Isso mostra que ainda há uma longa jornada a ser caminhada pelo astro do futebol inglês.

A exemplo de Lampard, certamente Rooney espera conquistar um papel de destaque não só como jogador profissional, mas também como treinador de um dos países de maior tradição no futebol mundial. 

error: Futebol Latino 2023