Se na atualidade uma parte importante do sucesso e do ótimo clima que reina no elenco do Santos, culminando através disso e muito mais nesse domingo (8) em uma nova conquista de Paulistão para a galeria do Alvinegro Praiano, pela experiência e controle do elenco que possuem o volante Renato e o atacante Ricardo Oliveira, isso seria um cenário absolutamente impensado há pouco mais de sete anos atrás.
Leia mais: Sol de América já inicia o planejamento do segundo semestre
Isso porque se hoje os camisas 8 e 9 esbanjam categoria aos seus 36 anos de idade atuando com a mesma camiseta, em tempos atrás ambos vivam em lados extremamente opostos no campeonato espanhol, integrando cada um de um lado a intensa e pulsante rivalidade da região da Andaluzia entre Betis e Sevilla.
Apesar de Ricardo ter estado entre os anos de 2004/2005 e 2008/2009 no lado alviverde da rivalidade e Renato de 2004/2005 até 2009/2010 no lado alvirrubro, foram apenas três embates em que ambos estiveram frente a frente nos gramados europeus com vantagem para o atual matador do Peixe, que tem duas vitórias contra apenas um triunfo do volante.
Enquanto Ricardo Oliveira esteve no Zaragoza, mais precisamente na temporada 2007/2008, foram outros dois duelos com uma vitória para cada lado. Enquanto na sexta rodada o time do camisa 9 santista venceu por 2 a 0 em casa, o returno trouxe o troco de Renato com juros e correção na Andaluzia com um sonoro 5 a 0 pela 25a rodada.
Porém, quando o assuntos são conquistas, até mesmo pelo tempo bem maior que o meio-campista permaneceu no Sevilla em comparação a Ricardo Oliveira no Betis, os números são bem opostos. Enquanto Ricardo conquistou apenas a Copa do Rei em 2004/2005, Renato acumulou dois troféus da Copa do Rei e também por duas vezes venceu a Liga Europa bem como em uma oportunidade a Supercopa da Espanha e a Supercopa Europeia.