*Por Vinicius Fernandes
As partidas de ida da fase semifinal do Apertura venezuelano foram realizadas no último domingo (9) onde Zulia e Mineros ficaram no 0 a 0, no estádio Pachencho Romero, na cidade de Maracaibo. Os zulianos tiveram total domínio do jogo contra os guayaneses, mas desperdiçaram muitas chances e o placar ficou em branco.
Leia mais: É a vez da Copa América mais itinerante da história
Pablo Mouche dispara contra grama sintética de estádio chileno
Assim, quem vencer no CTE Cachamay, em Puerto Ordaz, chega à decisão. Novo empate basta ao Mineros que eliminou o atual campeão Zamora, nas quartas de final, pela melhor campanha na fase regular.
O Carabobo derrotou o Estudiantes de Mérida, pelo placar de 1 a 0, em pleno Estadio Metropolitano, na cidade de Mérida, que recebeu 17.806 pessoas. O time visitante poderia ter saído na frente aos 37 minutos do primeiro tempo, com Franklin González, mas Oscar Sainz salvou em cima da linha. Aos 22 minutos da etapa final não teve jeito: de pênalti, Aquiles Ocanto estufou as redes dos mandantes para definir o marcador.
No próximo domingo (16), no Estadio Polideportivo Misael Delgado, em Valencia, o Carabobo, primeiro colocado na fase regular, poderá até perder por um gol para ser finalista. Ao Estudiantes resta um triunfo por pelo dois gols de diferença.