A possibilidade de retorno do futebol na Colômbia ganhou uma projeção mediante a declaração dada na última semana pela vice-ministra do Esporte, Lina María Barrera.
Leia mais: Publicação coloca Gonzalo Higuaín na mira da MLS
Antonio Valencia poderia ter defendido outro time da Europa ao invés do Manchester United
Segundo pontuou uma das autoridades do esporte colombiano para a rádio local Univalle Estéreo, a questão da troca de informações entre a apresentação de protocolos de segurança sanitária por parte da Dimayor (entidade que rege as competições nacionais) e o Ministério de Saúde colombiano. Algo que poderia indicar a volta dos treinos para o mês de agosto e dos torneios em setembro.
Contudo, ela frisou que existe a necessidade de se fazer uma avaliação onde, no fim das contas, o aval do Ministério da Saúde e do Presidente da República, Iván Duque, serão os elementos que irão assegurar a fixação de uma data precisa de retorno para o futebol colombiano.
“Já avançamos bastante nesses protocolos, que é o principal, para saber quais são as medidas de segurança… a prioridade é a vida dos nossos jogadores e que eles não irão correr nenhum risco. No fim, quem dará o aval será o Ministério da Saúde e o Presidente da República”, pontuou Lina.
Na última atualização dos números de infecção pelo novo coronavírus na Colômbia, a estatística aponta para 21.175 casos de pessoas com Covid-19 e 727 mortes.