*Por Danilo Di Grado
Medindo forças pela CONMEBOL Sul-Americana, Deportivo Cali e Vélez Sarsfield voltaram a se enfrentar desta vez em partida de volta das oitavas de final, no Estádio Deportivo Cali.
Leia Mais: Santos perde para a LDU, mas se classifica na Libertadores; veja quem o Peixe pode enfrentar
No sufoco, Bahia empata com o Unión e avança na Sul-Americana
Após vencer o primeiro confronto por 2 a 0, os argentinos não deram chances aos colombianos e conquistaram uma nova vitória, agora por 5 a 1. Com o resultado, a equipe comandada por Mauricio Pellegrino garantiu sua vaga nas quartas, onde irá enfrentar o vencedor de River Plate-URU e Universidad Católica.
O jogo
Mesmo com a vantagem construída no primeiro confronto, o Vélez Sarsfield não quis saber de dar chances ao Deportivo Cali. Com isso, nos 10 minutos iniciais, a equipe argentino chegou duas vezes com perigo com Luis Abram, porém em ambas o camisa 29 não conseguiu marcar.
Na sequência, precisando o resultado, os colombianos partiram pra cima visando dar a resposta. E quase tiraram o zero do marcador. Déiber Caicedo tentou a finalização que causou perigo ao gol defendido por Matías Borgogno.
Porém os visitantes não estavam dispostos a deixar o rival crescer no duelo. Com isso, aos 19 minutos, Lucas Janson, aproveitando erro do jogador de defesa do Cali, bateu na saída do goleiro para fazer 1 a 0.
Com o tempo passando, o Vélez ainda continuava em cima. Mesmo com algumas tentativas por parte dos colombianos como a de Agustín Lamela, Lucas Janson, agora aos 34, após cobrança de escanteio de Lucero, bateu firme para ampliar. 2 a 0.
Vendo a soma dos placares aumentar, o Deportivo, antes do término da etapa, aos 37, chegou a descontar. Lamela, aproveitando assistência de seu colega de time, Juan Lucero, fez 2 a 1.
Já na segunda etapa, a equipe local bem que tentou pressionar nos primeiros movimentos. Em uma tentativa isolada, Lamela chegou finalizando, mas a defesa rival conseguiu afastar o perigo.
Com o relógio correndo, o panorama do confronto era o mesmo. E a equipe argentina, neste período, ainda conseguiu ampliar com Luis Ugarelli, aos 14 e, minutos mais tarde, aos 30, com Tarragona, fez 4 a 1.
Já na reta final, o Cali, ainda tentando manter as esperanças de arrancar uma virada histórica, viu sua vida complicar ainda mais. Com duas expulsões, sendo elas de Andrés Colorado e José Enamorado, Tarragona, aos 44, com assistência do ex-São Paulo, Centurión, fechou a conta em 5 a 1, garantindo assim o Vélez nas quartas.