* Por Roberto Junior
No duelo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, o Vélez Sarsfield bateu o Deportivo Cali por 2 a 0 e tem agora pode perder até por um gol de diferença na Colômbia que avançará para as quartas de final.
leia mais
Flamengo fica com um a menos e empata com o Racing na Argentina
PRIMEIRO TEMPO DE MUITOS GOLS PERDIDOS DO CALI
Os 45 minutos iniciais foram de duas equipes com muita vontade de abrir o marcador o quanto antes. As equipes tiveram média de 50% de posse de bola e ainda arrematam em grande número contra o gols. Jogando em casa, o Vélez arrematou dez vezes ao gol, enquanto o Deportivo Cali chutou onze contra a meta adversária.
O problema mesmo ficou na pontaria, pois os argentinos acertaram apenas uma vez a meta de David González, e os colombianos erraram todos os arremates sendo que três dos chutes acabaram bloqueados pela defesa do Sarsfield.
O único que o Cali acertou e inclusive marcou o gol o árbitro assinalou falta. Após cruzamento na área, Jhon Vazquez ganhou do rival na disputa por território e cabeceou para o fundo das redes. Após o juiz assinalar e o lance ser revisado no VAR, a infração permaneceu.
O empate por gols ou sem eles, como aconteceu, foi o resultado mais justo ao fim do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO FOI EFICIENTE E CONSEGUIU O RESULTADO
Jhon Vazquez seguiu dando trabalho para a defesa argentina. Nos primeiros minutos, o camisa 7 pegou pela esquerda e arrancou por dentro deixando defensores do Vélez para trás. Da entrada, ele chutou e o goleiro Lucas Hoyos pegou em dois tempos. Os colombianos voltaram melhor para a segunda etapa, tendo domínio maior de posse, mas esbarraram na forte marcação dos argentinos que cercavam bem.
Próximo aos 20 minutos, o Vélez teve sua primeira grande chance com Janson. O camisa 11 pegou na entrada da área e chutou colocado. O goleiro González fez uma linda defesa. Na sequência, o mesmo atacante conseguiu marcar, mas viu a arbitragem assinalou impedimento uma bola ser levantada na área e o jogador do Vélez que escorou para Janson estar adiantado.
Mas a terceira tentativa do Vélez não passou batida. Após uma jogada pela direita, a bola foi cruzada a meia altura. O goleiro González cortou mal e a bola sobrou nos pés de Thiago Almada apenas empurrar a bola para o fundo das redes. Não demorou muito para que logo depois o Deportivo Cali colocasse uma bola na trave após cabeçada de Ángelo Rodriguez.
Thiago Almada voltou a aparecer para ampliar o marcador. Francisco Ortega levou pela esquerda e cruzou rasteiro. O camisa 23 chutou para fazer o segundo. A última chance foi do Deportivo Cali que teve a chance de diminuir o placar em cobrança de pênalti, mas Lizarazo cobrou e Hoyos defendeu.