Após a realização dos jogos de ontem válidos pela segunda rodada do futebol masculino nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, muitos caminhos ficaram bem definidos em relação as equipes que ainda almejam uma disputa de medalha na competição.
Leia mais: Meninas do Brasil mostram habilidade no controle de bola
Jornal garante retorno de Messi para seleção argentina
Apenas uma equipe (Nigéria) já tem a sua vaga totalmente assegurada como primeira colocada, tendo vencido os dois primeiros compromissos no Grupo B diante de Japão (5 a 4) e Suécia (1 a 0) e vendo a segunda colocada Colômbia com apenas dois pontos.
Ainda vivos no torneio, japoneses e suecos estão com um ponto cada e necessitam da vitória no confronto direto, além de torcer por no máximo um empate dos colombianos.
O setor mais embolado nessa primeira fase é, certamente, o Grupo A, onde as quatro seleções chegam em condições para os seus últimos jogos em condições de preencher as duas vagas a próxima etapa. Enquanto a Dinamarca lidera com quatro pontos, o Iraque vem em segundo com dois pontos seguidos dos mesmos dois pontos do Brasil e a última colocação pertence a África do Sul, que tem um ponto ganho.
No Grupo C, Coreia do Sul e México possuem os mesmos, mas o saldo de gols mais positivo colocam os asiáticos a frente. Tendo dois pontos, mas enfrentando teoricamente a seleção mais fraca da chave (Fiji, já eliminada da competição), a Alemanha ainda alimenta chances matemáticas de avançar.
O Grupo D tem a seleção de Portugal tranquila com seis pontos em dois jogos e com sua passagem as quartas bem encaminhada. Na sequência, Argentina e Honduras (ambas com três pontos) brigarão pela segunda vaga sendo que um empate favorece os hondurenhos pela atual campanha.
Sem chance de continuar no Rio-2016, a Argélia, sem nenhum ponto assinalado, apenas cumprirá tabela na rodada derradeira.