Hoje é o último dia de disputa das partidas válidas pela primeira fase do Sul-Americano Sub-20 que está sendo realizado no Equador e que concederá quatro vagas para o mundial da categoria que acontecerá entre maio e junho desse ano na Coreia do Sul.
Leia mais: Como o futebol dos Estados Unidos transformou a vida de um torcedor brasileiro
Maradona escala melhor seleção argentina dos últimos 50 anos
Com a definição ontem do Grupo A onde Colômbia e os donos da casa se juntaram a Seleção Brasileira na próxima fase, resta saber quem avançará no Grupo B que, assim como aconteceu ontem, deve promover fortes emoções.
A única equipe que não possui qualquer chance de classificação nessa chave é o Peru, que já cumpriu suas quatro partidas e somou apenas dois pontos, situação que a colocou como lanterna do grupo. Outro fator a ser considerado é que, independente da combinação de resultados, os argentinos também entram na rodada final com sua vaga assegurada.
Argentina e Venezuela, partida que acontecerá às 20h em Ibarra, pode inclusive definir de uma só vez os três classificados. Com um empate entre as duas equipes ou mesmo uma vitória argentina, além da Albiceleste, Uruguai e Bolívia não poderiam ser ultrapassados na tabela, sendo o jogo de fundo (22h15 também em Ibarra) uma necessidade apenas para definir a ordem de qualificação ao hexagonal final.
Com uma vitória dos venezuelanos, quem entraria em campo mais “pressionado” na sequência seriam os bolivianos, que necessitariam de qualquer maneira vencer a seleção charrúa para retomar a sua vaga e, consequentemente, eliminar os próprios uruguaios graças aos critérios de desempate.
A vantagem de se ordenar de melhor maneira em relação ao hexagonal final do Sul-Americano Sub-20 se dá a respeito de encerrar a última rodada sabendo do resultado que precisa e enfrentar o primeiro colocado do grupo oposto apenas no compromisso derradeiro.