Uma partida de suma relevância para a briga contra o rebaixamento foi disputada na última terça-feira (28) onde o Corinthians bateu, por 4 a 2, o Vasco. Algo que, inegavelmente, deixou a equipe de Parque São Jorge muito perto de se livrar de qualquer possibilidade de degola.
Leia mais: Brasileirão: ganhe mais com empate em Flamengo x Atlético-MG
Eleição presidencial no Boca Juniors é suspensa pela justiça
De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Timão está com somente 0,076 % em chances de cair após o triunfo como visitante. Na tabela, a equipe tem 47 pontos e ascendeu para a 11ª colocação. A distância para o primeiro ocupante do Z4 (Bahia) é de seis unidades, mas a equipe de Salvador ainda joga pela 36ª rodada, recebendo o São Paulo, na Arena Fonte Nova.
O São Paulo, aliás, é atualmente a equipe matematicamente com o menor percentual de chances de rebaixamento dentre aqueles que ainda não asseguraram sua permanência. Tendo também 47 pontos, mas estando em 10° lugar, a estatística vê chance de 0,048 %.
Já o derrotado no início da rodada, Vasco, viu suas possibilidades de queda aumentarem consideravelmente. Podendo entrar nesta terça-feira no Z4, a depender do resultado entre Bahia x São Paulo, as chances de disputar a Série B em 2024 subiram para 52,3%. Sendo, neste momento, menores apenas que o Goiás, portador de 99,68 %.
Chance matemática de rebaixamento no Brasileirão segundo a UFMG (em %)
Goiás – 99,68
Vasco – 52,3
Bahia – 30
Santos – 10,3
Cruzeiro – 5,7
Fortaleza – 1,7
Internacional – 0,19
Corinthians – 0,076
São paulo – 0,048