No início da tarde dessa segunda-feira, a CBF realizou em sua sede no Rio de Janeiro o sorteio que revelou quais serão os duelos que representarão as quartas de final da Copa do Brasil.
Leia mais: Jurgen Klinsmann convoca a seleção americana para amistosos
Na chave 1, o duelo entre São Paulo e Vasco da Gama expõe um duelo de opostos no que se refere não somente a posição na tabela de classificação, mas também no que se refere ao clima dentro do ambiente dos clubes. Enquanto duas vitórias consecutivas deram uma tranquilidade maior para a sequência de trabalho de Juan Carlos Osorio, no Rio a falta de reação no Brasileirão pode culminar em breve com a derrubada de Jorginho do comando técnico do clube cruz-maltino.
Logo na sequência, apenas quatro pontos separam Santos e Figueirense na tabela de classificação, sendo outro ponto de encontro que ambos vem de bons resultados no Brasileirão e eliminaram equipes que eram consideradas “favoritas” em seus respectivos confrontos (Corinthians e Atlético-MG). Promessa de um grande confronto, porém com o teórico favorecimento santista pelas peças de desequilíbrio ofensivo no elenco.
No embate entre Palmeiras e Internacional, ambas os times já demonstraram ter ampla vocação para o ataque, sendo que, apesar dos dois gols sofridos contra o Joinville, a princípio o time Alviverde parece ter uma consistência superior aos comandados de Argel Fucks, que ainda tenta implementar sua filosofia de trabalho dentro do Colorado. Mais uma situação onde a equipe paulista aparece com ligeiro favoritismo.
E, por fim, aquele que parece ser o confronto de maior equilíbrio não só pelo fato de ambas as equipes sempre estarem muito perto na tabela do brasileirão, mas também pelo desempenho mostrado nos últimos tempos.
Apesar da recente queda de produção do Fluminense, é um time com muitas opções no ataque que podem resolver o duelo em contraste com uma solidez no meio-campo e defesa gremista, que também tem suas armas no ataque, principalmente quando o assunto é velocidade.
Pelo momento, pode-se dizer que o Grêmio estaria mais perto da vaga, porém não seria nenhuma surpresa uma classificação carioca as semi-finais.
Mandos de campo (as equipes destacadas decidem a eliminatória em casa)
São Paulo x Vasco
Figueirense x Santos
Internacional x Palmeiras
Fluminense x Grêmio