*Por Danilo Di Grado
Pela 12ª rodada das Eliminatórias da América do Sul, a Colômbia voltou a jogar sob seus domínios desta vez diante do Equador, no Estádio Metropolitano de Barranquilla. Apesar de toda a insistência por parte dos dois lados, o zagueiro Mina até chegou a marcar, mas a arbitragem, através do VAR, anulou o tento aos 54 minutos fazendo com que os colombianos, com o resultado de 0 a 0, chegassem ao 4º lugar, agora com 16 pontos, enquanto os equatorianos, que mantiveram a 3ª posição, chegassem aos 17.
Leia Mais: River Plate pode sofrer mudança histórica a partir de 2022; saiba o motivo
Contra o Brasil, Uruguai também aposta em histórico nas Eliminatórias
CALENDÁRIO
Na próxima rodada, os colombianos terão pela frente o duelo de volta contra a Seleção Brasileira, enquanto os os equatorianos, por sua vez, receberão a Venezuela.
PRIMEIRO TEMPO
Fazendo valer o mando de campo jogando com o apoio das arquibancadas, a seleção colombiana sabia que não teria vida fácil. Com isso, apesar de manter mais a posse de bola, acabou criando uma grande chances com Cuadrado dando trabalho ao goleiro Domínguez, porém momentos antes Ospina também mostrou-se atento na finalização de Hincaipé isso tudo até meados dos 20 minutos.
Na sequência, a La Tricolor manteve a mesma intensidade ditando o ritmo em campo. Sendo assim, quase chegou ao primeiro gol com Zapata após assistência de Quintero, mas outra vez o arqueiro equatoriano evitou que o placar fosse aberto, dando a deixa para Caicedo tentar dar a resposta, mas sem exigir do camisa 1 dos donos da casa. Até a reta final, o panorama em campo basicamente foi o mesmo, dando a deixa para o árbitro encerrar a etapa inicial.
SEGUNDO TEMPO
Não muito diferente de como foi no início do confronto, a equipe colombiana tratou de ir pra cima. Em pouco menos de 10 minutos jogados, já havia conseguido criar duas boas chances Zapata e Quintero, porém em ambas faltou pontaria para tirar o zero do marcador. Buscando aumentar a velocidade de seu ataque, Rueda então optou por colocar Cuéllar e Falcao em campo, já com o camisa 9 dando trabalho a Domínguez em uma cabeçada, não conseguindo aproveitar na sequência.
Com o tempo passando, foi a vez de Alfaro recuar aos seus suplentes. Após algumas mudanças, o Equador passou a buscar mais seu campo de ataque, tendo até um pênalti marcado inicialmente a seu favor após contato entre Plata e Cuéllar, com direito a muita reclamação por parte dos colombianos. Entretanto, passando alguns minutos, o VAR acabou chamando o árbitro que acabou revendo o lance anulando-o na sequência, já que um impedimento foi flagrado no início da jogada.
Depois de toda a situação, a seleção da casa ainda conseguiu ter uma grande chance com Luis Díaz, com direito a uma grande defesa do camisa 22. Até que aos 54 minutos, Mina até chegou a balançar as redes, porém, outra vez com o auxílio do VAR, a arbitragem acabou vendo um toque na mão do zagueiro antes da finalização, anulando o tento e decretando o placar de 0 a 0, com direito a muita discussão por parte dos colombianos no gramado após o encerramento.