Jogando no Estádio Manaham, em Surakarta, na Indonésia, o Uzbequistão venceu a seleção do Canadá, por 2 a 0, na manhã desta segunda-feira (13). O embate foi válido pela segunda rodada do Grupo B no Mundial Sub-17 e serviu para aproximar os uzbeques da zona de classificação direta.
Agora, enquanto a Espanha lidera com seis pontos, Mali e Uzbequistão tem três unidades com os malineses levando vantagem no saldo de gols. Por outro lado, sem nenhum ponto e com apenas um jogo por fazer, a representação canadense está à beira da eliminação mesmo pensando em uma das melhores campanhas entre os terceiros colocados.
Leia mais: Equador vence Marrocos no Mundial Sub-17 e vira líder do Grupo A
A tabela do Campeonato Brasileiro após a 34ª rodada
Apesar dos canadenses tentarem implementar maior volume de chances ofensivas, quem tinha mais perigo em suas investidas de contra-ataque eram o selecionado asiático. Não à toa, depois de acertar o travessão em cobrança de falta executada por Laziz Mirzaev, os uzbeques abriram 2 a 0 em um curto espaço de tempo.
Aos 21 minutos, um cruzamento vindo do lado direito do ataque foi desviado pelo lateral-esquerdo do Canadá, Richard Chukwu, em pelota que acabou indo contra a sua própria meta. Dois minutos depois, Ollobergan Karimov deu excelente passe em velocidade para Amirbek Saidov ficar cara a cara com o goleiro Nathaniel Abraham e bater por cima, estufando as redes. O tento, em campo, foi anulado por impedimento. Porém, a revisão do Árbitro de Vídeo confirmou a posição legal do camisa 9 do Uzbequistão.
Administrou
Com a eficiência da etapa inicial, a seleção da Ásia se permitiu adotar uma postura mais conservadora, voltada para a administração do resultado. Sendo assim, a ideia aplicada foi de reter a bola no plano defensivo e compactar as linhas para evitar o crescimento do Canadá no compromisso. Saindo para o ataque, somente, em situações inegavelmente favoráveis.
Foi dessa forma que o triunfo no Mundial Sub-17, com uma falha grotesca da defesa adversária, acabou se transformando em goleada. Depois da reposição por parte do goleiro Muhammadyusuf Sobirov, a zaga canadense e o goleiro Abraham se desentenderam na disputa. Assim a pelota ficou a feição para Saidov marcar o terceiro, fechando a contagem.