USL Championship começa com muitos gols, sendo três de brasileiros

Foto: Divulgação/Austin Bold

*Por Vinicius Fernandes

A temporada 2020 da USL Championship teve seu início no final de semana, com 16 jogos e 45 gols marcados, sendo três por brasileiros.

Leia mais: MLS: Três times vencem na rodada e dividem liderança da Conferência Oeste
Atlanta United assume liderança isolada da Conferência Leste na MLS

O Austin Bold derrotou o New Mexico United, por 1 a 0, no Bold Stadium, em Austin, diante de 2.496 torcedores, graças ao gol de pênalti de André Lima, aos sete minutos da etapa final.

Mesma situação de Leo Fernandes, que aos 11 minutos do segundo tempo, estufou o barbante para dar o triunfo ao Tampa Bay Rowdies sobre o New York Red Bulls II, por 1 a 0, em pleno MSU Soccer Park at Pittser Field, em Montclair, New Jersey, que recebeu 1.002 pessoas.

No empate por 1 a 1 entre Sacramento Republic e FC Tulsa, no Papa Murphy’s Park, em Sacramento, California, com 11.569 presentes, Rodrigo da Costa balançou as redes aos 34 minutos do segundo tempo, impedindo a derrota dos visitantes. Drew Skundrich havia aberto o placar aos 42 minutos da primeira etapa.

Destaque para Rüfät Dadaşov, do Azerbaijão. Ele marcou três gols na goleada em casa, por 6 a 1, do Phoenix Rising sobre o Portland Timbers II.

Confira todos os resultados:

Orange County SC 0 x 0 El Paso Locomotive
Tacoma Defiance 1 x 3 Reno 1868
North Carolina 0 x 1 Louisville City
New York RB II 0 x 1 Tampa Bay Rowdies
Memphis 901 2 x 4 Indy Eleven
Philadelphia Union II 0 x 0 Loudoun United
OKC Energy 1 x 2 Colorado Springs
Saint Louis 4 x 1 Miami FC
Austin Bold 1 x 0 New Mexico United
San Antonio 1 x 0 Real Monarchs
Phoenix Rising 6 x 1 Portland Timbers II
San Diego Loyal 1 x 1 Las Vegas Lights
Sacramento Republic 1 x 1 FC Tulsa
Atlanta United II 0 x 1 Charleston Battery
Sporting Kansas City II 1 x 2 Charlotte Independence
Rio Grande Valley 1 x 5 LA Galaxy II

Ao todo 35 clubes, divididos em duas conferências, participam da décima edição do campeonato, sendo a quarta sob sanção de Divisão II e segunda como o novo nome (antes chamada de “United Soccer League”). Birmingham Legion, Hartford Athletic e Pittsburgh Riverhounds ainda não estrearam.

Em relação a 2019 as mudanças foram a saída do Nashville SC para a Major League Soccer (MLS), a extinção do Fresno FC e o Ottawa Fury FC anunciou que os direitos de sua franquia foram vendidos para o Miami FC. Além disso três times mudaram de nome: Bethlehem Steel FC renomeado como Philadelphia Union II; Swope Park Rangers renomeado como Sporting Kansas City II; Tulsa Roughnecks FC renomeado como FC Tulsa. E houve também a chegada do San Diego Loyal SC.

Dois brasileiros são treinadores na competição. Marcelo Serrano comanda o Austin Bold FC e Paulo Nagamura é o técnico do Sporting KC II. Há outros dez comandantes estrangeiros na USL Championship, sendo quatro escoceses, dois ingleses, um sul-africano, um tunisiano, um nigeriano, um alemão, um neozelandês, um colombiano e um canadense.

Entre os jogadores, oito brasucas são novidade: Taiberson (RGV FC Toros), Gabriel Rodrigues (Indy Eleven), Maicon (Tulsa), Rafa Mentzingen (Memphis 901), Bruno Lapa (Birmingham Legion), Gabriel Torres (Hartford Athletic), Paulo Pita (North Carolina) e Gustavo Rossi (Austin Bold). Eles se juntarão a outros oito: André Lima e Kléber (Austin Bold), PC (San Antonio), Pecka (North Carolina), Marlon e Rodrigo da Costa (Tulsa), Leo Fernandes (Tampa Bay Rowdies) e Matheus Silva (Hartford Athletic).

A temporada regular terminará em 17 de outubro, com 34 partidas para cada agremiação. Os seis primeiros de cada avançam diretamente aos playoffs, que devem começar em 21 de outubro. As outras duas vagas nas quartas de final sairão numa repescagem, do sétimo ao décimo lugar. A partida final, entre o campeão de cada conferência, está prevista para 16 de novembro.

error: Futebol Latino 2023