*Por Renan Liskai
Na última quinta-feira (24), o Uruguai recebeu o Peru em partida válida pela 11ª e penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Com gol de Arrascaeta, a Celeste Olímpica venceu por 1 a 0 e garantiu vaga no Catar. Além disso, o triunfo colocou fim a um tabu que vinha incomodando o país há nove anos.
Leia mais: Equipe sul-americana pensa em fazer ‘loucura’ para contratar James Rodriguez
Jorge Valdivia manda forte mensagem após goleada sofrida pelo Chile
Além do Peru, o Uruguai já havia vencido Paraguai e Equador anteriormente. Sendo assim, a sequência de três triunfos seguidos em uma mesma Eliminatória voltou a acontecer depois de nove anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2013, quando a Celeste Olímpica venceu Venezuela, Peru e Colômbia, na briga para ir à Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
As vitórias diante de Paraguai, Equador e Peru não só significaram o fim do tabu, mas também uma arrancado que colocou fim aos questionamentos quanto ao futuro da seleção. Isso porque, o Uruguai saltou do 7° lugar no torneio para a 4ª colocação, com 25 pontos.
Agora, o elenco comandado pelo técnico Diego Alonso se prepara para fazer seu último jogo nessas Eliminatórias. O duelo acontece na próxima terça-feira (29), contra o Chile, fora de casa, às 20h30 (horário de Brasília).