*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Paixão de muitas pessoas ao redor do Brasil e do mundo, o futebol é razão de alegria para muitos e motivo de reunir pessoas queridas para assistir uma partida ou aproveitar um dia no estádio. No entanto, um fato triste vem afastando muitas pessoas do esporte: a violência.
Leia mais: Mauricio Méndez teve prisão sentenciada pela justiça boliviana
De volta aos gramados, Donizete Pantera vai defender time capixaba
Para tentar mudar esse cenário, que infelizmente é comum em muitos lugares do mundo, foi lançada no Uruguai a campanha “Compartilhamos a paixão pelo futebol”, que é voltada para as famílias de uma forma geral. O intuito é mostrar às crianças, jovens e adolescentes, dos mais diversos clubes, a importância de se combater a violência no esporte e ressaltar apenas os pontos positivos associados a ele.
Os responsáveis pelo lançamento da campanha foram Daniel Martínez, prefeito de Montevidéu; Martín Nessi, presidente da junta departamental; Ignacio Alonso, secretário de assuntos econômicos e administrativos da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e Rocío Barros, chefe de comunicação da Montevideo Music Group.
A campanha, lançada no Uruguai, destaca o apoio incondicional dos torcedores e tambem a paixão, o amor e devoção que eles tem com os respectivos clubes. Ao final da mensagem, a frase “Não confunda um violento com um torcedor” ressalta que os verdadeiros torcedores são aqueles que apoiam o time na arquibancada de forma pacífica, não pessoas que brigam ou criam tumultos em eventos esportivos.
A campanha, idealizada e organizada pela Montevideo Music Group, conta com a presença de diversos artistas e jogadores de futebol do Uruguai, o que reforça ainda mais a importância e a união de diversas classes por um objetivo maior: A redução da violência no futebol. Nomes como Yamandú Cardozo, Maxi Porcíuncula, Gucci, Juan Pablo Rodríguez, Maxi Pérez, Nicolás Olivera, dentre outros importantes nomes relacionados ao esporte no Uruguai.
Confira abaixo o vídeo completo da campanha que diz não à violência no esporte: