Precisando de uma vitória diante da Venezuela na próxima quinta-feira (9) no Lincoln Financial Field em partida da Copa América Centenário, ao menos um aspecto já soa como mais positivo do que o normal perante a Vinotinto: O árbitro argentino Patricio Loustau, responsável por dirigir o embate, e seu histórico de boas lembranças para a equipe charrua.
Leia mais: Ataque desencanta e Estados Unidos impõe goleada sobre a Costa Rica
Se for calculado todos os encontros entre a seleção profissional do Uruguai com o apito sob a responsabilidade de Loustau, são quatro jogos e quatro vitórias da Celeste: Dois amistosos (2 a 0 contra a Eslovênia em 2014 e 5 a 1 contra a Guatemala em 2015) e dois jogos válidos por Eliminatórias para a Copa do Mundo (2 a 1 contra o Peru em 2013 e 2 a 0 contra a Bolívia em outubro do ano passado).
Tanto se forem analisados os embates entre as duas equipes a respeito de encontros na Copa América como num contexto geral, a vantagem é amplamente favorável aos uruguaios. Enquanto no torneio continental são oito partidas com seis vitórias dos atuais comandados de Óscar Tabárez, dois empates e nenhum triunfo venezuelano, no geral são 28 encontros com 17 vitórias do Uruguai, sete empates e apenas em quatro vezes houve a comemoração final por parte da Venezuela.
A última vez que o selecionado atualmente sob a tutela de Rafael Dudamel soube o que é triunfar diante da equipe charrua data do ano de 2006 em uma partida amistosa que servia de preparação para a Copa América do ano seguinte, realizada justamente em solo venezuelano. Na oportunidade, o duelo foi disputado em Maracaibo e terminou em 1 a 0 para a Vinotinto, gol do atacante Daniel Arismendi.