Uruguai faz o básico, vence o Peru e chega à liderança das Eliminatórias

Uruguai-vence-Peru-Eliminatórias-Futebol-Latino-29-03
Foto: Reprodução/Facebook AUF - Selección Uruguaya de Fútbol

*Por Mariana Pereira – Colaboradora do Futebol Latino

Uruguai e Peru se enfrentaram na noite desta terça-feira em Montevidéu, pela sexta rodada das Eliminatórias sul-americanas para ver quem daria mais um passo rumo à Copa do Mundo de 2018.

Leia Mais: Em atuação convincente, Colômbia impõe primeira derrota do Equador nas Eliminatórias

Antes da partida, os anfitriões ocupavam a vice liderança do grupo, enquanto o Peru amargava a oitava colocação. Como ambas as equipes queriam a vitória, o jogo começou truncado, dando ar de que seria pelo menos interessante para os mais de 60 mil torcedores que compareceram ao estádio Centenário. A primeira falta aconteceu com menos de 30 segundos e o primeiro escanteio com dois minutos, para o lado peruano.

O primeiro lance de perigo foi dos uruguaios. De uma falta cobrada por Suárez, os celestes ganharam escanteio e, aos oito minutos, Sánchez cobrou na cabeça de Matías Vecino, mas a bola parou nas mãos do goleiro Galesse.

A Seleção Celeste demonstrava a mesma apatia que não assustou o Brasil no primeiro tempo do jogo da última sexta-feira (25). Aos 16 minutos, conseguiram um lançamento longo que chegou aos pés de Suárez dentro da pequena área, mas Galesse conseguiu segurar a bola antes do atacante.

O Peru, como visitante, fazia de tudo para anular o adversário e teve um susto após Guerrero cair no chão em uma disputa de bola com Coates. O atacante deixou a partida mancando para ser atendido, mas logo em seguida retornou ao gramado.

E foi dos pés do jogador do Flamengo, aos 24 minutos, que aconteceu o melhor lance da partida no primeiro tempo. Após furar e a bola ser cruzada na área novamente, Guerrero ficou frente a frente com Muslera e chutou forte, mas em cima do goleiro. A bola rebateu na pequena área e os uruguaios conseguiram afastar o perigo.

Para se ter uma ideia de como o jogo não empolgava, o primeiro chute de longa distância aconteceu aos 28 minutos, dos pés de Pizarro, mas sem sucesso. Após isso, Álvaro Pereira cabeceou, a bola desviou em um atleta peruano e parou no travessão. O Uruguai quase abriu o placar com gol contra. Alguns segundos antes, o mesmo Álvaro Pereira caiu dentro da área e pediu pênalti, mas o juiz achou que o lance foi normal.

O primeiro cartão amarelo saiu aos 32 minutos para Cristian Ramos, que fez falta pela direita em Suárez. Cavani cobrou com chute direto, mas a bola passou por cima do gol. Desde então, nada mais animador. Aos 41 minutos, depois de cruzamento rasteiro pela direita, Cavani dominou na área, girou e chutou, mas a defesa impediu a continuidade.

Segunda etapa

O jogo retornou para o segundo tempo após 20 minutos de intervalo. O técnico uruguaio Óscar Tabárez mudou seu time, colocando Cristan Rodríguez no lugar de Matías Vecino. E foi dele a primeira chance do jogo e também do Uruguai.
Rodriguéz chutou forte, Galesse colocou a bola para fora e no escanteio Coates cabeceou com perigo. Após este lance, Guareca mudou, também sua equipe. Tirou o atacante Pizarro para a entrada de outro atacante, Ruidíaz.

Mas a alteração que surtiu efeito foi a do uruguaio. Aos sete minutos, Cavani recebeu passe açucarado de Luiz Suárez dentro da área pelo lado esquerdo e chutou forte com a canhota, sem chances para o goleiro. Enfim, a torcida pôde comemorar.

Entusiasmados com o gol, a Seleção Uruguaia fez dos seguintes dois minutos um bombardeio. Sanchéz e Suárez tabelaram e o meia abusou da sorte ao tentar devolver a bola para Luisito, tempo suficiente para o goleiro chegar. Em seguida, Cavani cabeceou uma bola na trave.

Aos 15 minutos, Advíncula levou cartão amarelo após falta em Cristian Rodríguez. Na sequência, o técnico Ricardo Guareca tirou o meia Tapia para colocar o lateral Yotún. Cinco minutos depois, fez sua última alteração na equipe do Peru: meia por meia, Balbín no lugar de Ascues.

O próximo lance empolgante foi aos 26 minutos, por parte dos peruanos. Cueva cobrou falta em cima de Muslera, mas a arbitragem já marcava impedimento de Alberto Rodriguez. Após isso, Cavani tentou uma bicicleta aos 29 minutos, sem sucesso, e pelo outro lado, Advíncula chutou uma bomba de fora da área que obrigou o goleiro Muslera a defender em dois tempos.

Após encontrão com Ruidíaz, Cavani leva a pior e fica no chão. O atacante é atendido em campo e a partida retorna. Com o término do jogo se aproximando, Óscar Tabárez faz mais uma mudança aos 40 minutos, tirando o meia Sanchéz e colocando o atacante Diego Rolán.

Em seguida, o Uruguai teve um escanteio e Cristian Rodríguez cabeceou com perigo. Como resposta, o Peru foi ao ataque com Guerreiro e chegou muito perto após um chute de Andy Polo raspar a trave.

Fim de jogo no estádio Centenário e melhor para os anfitriões. Com o resultado, o Uruguai chegou à liderança do grupo, empatando em números de pontos com o Equador – treze-, mas ganhando no saldo de gols. O Peru permaneceu na oitava colocação com quatro pontos. Os dois times voltam a campo só em setembro, quando os celestes visitam a Argentina e os peruanos vão à Bolívia enfrentar os donos da casa.

error: Futebol Latino 2023