Com a vitória do Estudiantes em cima do Fortaleza na última semana, foram definidos os times que farão parte das quartas de final da Libertadores. Já tendo, inclusive, a Conmebol anunciado quando serão as primeiras partidas. Novamente a competição contou com grande presença brasileira, através de algumas disputas interessantes e outras até memoráveis durante as oitavas.
Leia mais: Wayne Rooney está de volta a MLS, agora como técnico
Qual o melhor jogo de futebol para celular de 2022?
Agora, a Libertadores se encaminha para as suas fases finais e terá confrontos de times que mereceram chegar até este ponto. Veja conosco rapidamente quando acontecerão os próximos confrontos da Libertadores e também um paralelo entre as equipes que estarão em cada confronto.
Data dos confrontos
Já adiantando, as quartas de final da Libertadores acontecerão entre os dias 2 e 11 de agosto, em partidas de ida e volta, seguindo os moldes tradicionais da competição. Novamente, neste ano o Brasil será presença de peso na maior competição de futebol da América do Sul com Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo e Corinthians vivos na disputa.
Este ano, a Libertadores continua muito acirrada até nas quartas de final. Houveram várias partidas memoráveis e alguns jogos em que os times se classificaram de maneira apertada.
Veja como foram formadas as chaves:
Jogos de Ida (horário de Brasília)
Corinthians x Flamengo – 02/08 – 21h30 (Neo Química Arena)
Atlético-MG x Palmeiras – 03/08 – 21h30 (Mineirão)
Vélez Sarsfield x Talleres – 03/08 – 21h30 (José Amalfitani)
Athletico-PR x Estudiantes – 04/08 – 21h30 (Arena da Baixada)
Jogos de Volta
Corinthians x Flamengo – 09/08 – 21h30 (Maracanã)
Atlético-MG x Palmeiras – 10/08 – 21h30 (Allianz Parque)
Vélez Sársfield x Talleres – 10/08 – 21h30 (Mario Kempes)
Athletico-PR x Estudiantes – 11/08 – 21h30 (UNO)
Análise dos confrontos das quartas de final da Libertadores 2022
Para você que quer saber em detalhes a situação de cada equipe na competição, fizemos um breve resumo com as informações mais importantes de como estes times chegaram às quartas de final da Libertadores.
Corinthians x Flamengo
Vamos começar pelo confronto que é simplesmente representado pelas duas maiores torcidas do Brasil.
Corinthians e Flamengo promete ser um confronto emocionante na Libertadores. Inclusive em grandes casas de apostas em futebol, como a Rivalry, muita expectativa está sendo gerada em torno do Clássico das Nações.
Durante a última fase da competição, o Flamengo jogou “solto” contra o Tolima, apesar do tímido 1 a 0 no jogo de ida. Isso porque, em contrapartida, aplicou uma histórica goleada de 7 a 1 no jogo de volta.
Já o Corinthians parece que quis mexer fortemente com o emocional da nação corintiana contra o Boca Juniors. Quando teve a oportunidade em casa de abrir vantagem, empatou. Quando fez o jogo de volta, realizou um feito histórico onde, nas penalidades, derrotou o Boca Juniors dentro de La Bombonera lotada em um mata-mata, coisa que não acontecia desde a final da própria Libertadores de 1963, vencida pelo Santos de Pelé e Cia. Para isso, foi preciso segurar o empate durante o tempo regular e contar com uma épica atuação de Cássio, fazendo defesas homéricas.
Quanto à disputa entre os times brasileiros, tivemos uma “prévia” desse confronto no último domingo (10) onde o Corinthians conseguiu vencer o Flamengo com um gol contra estranhíssimo de Rodinei. A partida em questão foi válida pela 16ª rodada do Brasileirão.
Atlético-MG x Palmeiras
Outro confronto que figura entre os maiores da Libertadores é Atlético-MG x Palmeiras. No último confronto entre eles (0 a 0, no Allianz Parque, pelo Brasileirão). Porém, na Libertadores, tudo é diferente. Enquanto o Palmeiras fez a melhor campanha da fase de grupos e passou “de passagem” pelo Cerro Porteño, o Galo teve uma trajetória mais complexa até chegar nas quartas de final.
Na primeira partida das oitavas, o Galo empatou em 1 a 1 com o Emelec e teve até jogador expulso no Equador. Contudo, no jogo de volta, o Atlético conseguiu vencer com gol do seu craque Hulk, de pênalti.
Já o Verdão chega às quartas invicto (com direito a goleadas por 3 x 0 e 5 x 0 frente ao clube paraguaio na etapa anterior) e, ainda por cima, com a vantagem de definir o embate diante de seu torcedor.
Vélez Sarsfield x Talleres
O confronto entre Vélez Sarsfield e Talleres promete uma forte rivalidade entre equipes do futebol argentino, já que ambos os times surpreenderam até chegar nesta fase da competição.
O Vélez conseguiu a sua vaga na competição após vencer o River Plate, um dos favoritos ao título da competição, por 1 a 0 jogando em casa. No segundo duelo, até houve um gol do River que entrou com tudo para avançar na competição, porém o mesmo foi anulado. Em lance polêmico, o chileno Roberto Tobar ficou por muito tempo em dúvida até efetivamente anulá-lo. Desde 2016, o River Plate não era eliminado nas oitavas.
O Talleres, da região de Córdoba, conseguiu a sua vaga através de outro confronto argentino (Colón) onde conseguiu segurar um empate em 1 a 1 e, no último jogo, ganhou por 2 a 0 em Santa Fe. O resultado da partida, aliás, foi sucedido pela demissão do técnico do Cólon, Julio César Falcioni.
Athletico-PR x Estudiantes
Por último, o confronto que define quem participará da semifinal da Libertadores é entre Athletico-PR e Estudiantes.
O time argentino é tetracampeão da Libertadores e foi o líder do Grupo C na primeira fase, tendo conquistado a vaga nas quartas após ficar no empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, na Arena Castelão, e aplicar 3 a 0 no Leão do Pici quando atuou em La Plata .
Já o Athlético-PR vem fazendo uma excelente jornada na Libertadores, ao comando do técnico Felipão, o Furacão aproveitou o jogo em casa e fez um 2 a 1. Os gols de Vitor Roque e Nicolás Hernández foram vitais para segurar a vaga nas quartas em cima do Libertad. Na casa do adversário, o Athlético-PR saiu atrás e só conseguiu buscar o empate aos 90 minutos com gol de Rômulo.
O confronto entre ambos times promete, já que tanto o Estudiantes quanto o Athlético-PR são times que vem ’embalados” este ano em suas competições nacionais.