Tunísia deixa a Copa do Mundo vencendo de virada o Panamá

Foto: Getty Images

Em partida que não tinha maiores pretensões do que encerrar a estadia de ambos na Copa do Mundo da Rússia, em Samara pelo Grupo G a Tunísia passou pelos estreantes do Panamá com o placar de 2 a 1.

Leia mais: Equipe de volante brasileiro sonha com a liderança na Coreia do Sul
Colômbia usa bem a bola aérea para sacramentar classificação as oitavas

O jogo

Desde o primeiro minuto de jogo foi possível perceber que, apesar de usar bem a velocidade do seu sistema ofensivo, o Panamá pecava bastante quando o assunto era finalizar contra a meta do goleiro Aymen Mathlouthi. Por sua vez, os tunisianos chegavam com mais possibilidades principalmente quando investiam nos espaços pelas laterais alçando a bola na área.

Mesmo não sendo melhor do que seu oponente, os dois primeiros chutes com perigo dados pelos Canaleros foram determinantes para a abertura do marcador em Saransk.

Se no primeiro deles houve uma grande defesa de Mathlouthi, na segunda oportunidade o chute desviado de José Luis Rodríguez mudou a trajetória da bola e tirou completamente o arqueiro africano da jogada. Como a FIFA tem modificado sua forma de julgamento nesses casos, o gol foi dado como contra do zagueiro Yassine Meriah que tocou por último na bola.

Depois do tento, a Tunísia tentou de todas as formas pressionar a seleção da América Central para empatar o duelo ainda no primeiro tempo. Mas o melhor que foi possível ocorreu já aos 45 minutos quando Wahbi Khazri chutou duas vezes ao gol e, enquanto na primeira a zaga cortou, na segunda o goleiro Jaime Penedo praticou uma linda intervenção seguida do corte providencial da zaga panamenha.

Segundo tempo

A alegria caribenha em estar vencendo seu primeiro jogo na história da Copa do Mundo durou até os cinco minutos. Em boa trama no ataque das Águias do Cartago, Kazri encontrou bem a movimentação de Fakhreddine Ben Youssef que bateu para vencer Penedo, 1 a 1. Antes dos 10, por pouco o próprio Ben Youssef não virou o marcador para a seleção africana, mas Jaime Penedo fez uma incrível defesa com as pernas na finalização do camisa 8 tunisiano.

O panorama da partida seguiu com a Tunísia sendo superior nas ações, porém cometendo perigosos erros principalmente na região defensiva que faziam não só jogadores, mas também torcedores na cidade de Samara se animarem com a possibilidade de passar novamente a frente do marcador. Em uma delas, Mathlouthi precisou fazer uma defesa com o rosto em chute forte dado por Édgar Bárcenas.

Quem conseguiu ser mais eficiente na sua maneira de jogar aos 20 minutos foi o time dirigido por Nabil Maaloul. Depois de nova troca de passes rápidos envolvendo a defesa dos Canaleros, Wahbi Kazri, que deu a assistência para o primeiro gol, apareceu do lado direito da pequena área de Penedo para colocar nas redes e virar o placar.

Bárcenas chegou até a deixar de novo tudo igual em Samara com um lindo gol de fora da área, mas a arbitragem capitaneada pelo barenita Nawaf Shukralla já havia interrompido o jogo por falta do atacante panamenho Luis Tejada no defensor Rami Bedoui. No mais, a partida caminhou sem outros lances de grande emoção até o apito final que marcou a despedida das duas equipes do Mundial.

error: Futebol Latino 2023