Nesta segunda-feira (27), à partir das 21h (de Brasília), o destino dos 32 times classificados para a edição 2023 da Libertadores será traçado em relação a montagem da fase de grupos.
Leia mais: Liga das Nações: México empata com a Jamaica e vai ao mata-mata
MLS tenta acertar com Luís Suarez mais uma vez
Mantendo os procedimentos dos últimos anos, o evento a ser realizado na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Luque, no Paraguai, distribuirá as equipes em oito grupos de quatro equipes cada.
Em relação ao sistema de disputa, segue o regulamento onde os dois melhores de cada chave vão para as oitavas de final enquanto o terceiro de cada grupo vai para o mata-mata da Sul-Americana.
Formação dos potes
Levando em conta o Ranking da Conmebol e o fato de virem através das fases eliminatórias anteriores aos grupos, os clubes foram divididos em quatro potes diferentes de oito equipes. Sendo que, pelo título em 2022, independentemente se estivesse nas primeiras posições deste ranking, o Flamengo é automaticamente colocado no Pote 1.
Além disso, os times que disputaram os duelos de fases anteriores obrigatoriamente são colocados no Pote 4, algo que pode proporcionar o encontro de times da mesma nação. Nos demais casos, essa combinação é proibida.
Pote 1: Flamengo, River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Nacional, Athletico-PR, Independiente del Valle e Olimpia.
Pote 2: Libertad, Atlético Nacional, Internacional, Barcelona de Guayaquil, Racing, Corinthians, Colo Colo e Fluminense (Brasil).
Pote 3: Bolívar, The Stongest, Melgar , Alianza Lima, Argentinos Juniors, Metropolitanos, Aucas e Monagas.
Pote 4: Liverpool (Uruguai), Deportivo Pereira, Ñublense, Patronato, Atlético-MG, Sporting Cristal, Cerro Porteño e Independiente Medellín.
Calendário de disputa
Segundo a agenda da Conmebol, a previsão de início da disputa será na próxima semana. Mais precisamente, entre os dias 4 a 6 de abril. Depois disso, os confrontos da primeira fasse ocorrem até a semana entre os dias 27 à 29 de junho.
Definidos os clubes que seguem na Libertadores e aqueles que vão ao mata-mata da Sul-Americana, o sorteio para definir os duelos das oitavas ocorrerá no dia 5 de julho, novamente na sede da entidade que rege o futebol na América do Sul. À partir daí, os 16 qualificados brigarão para estarem vivos no dia 11 de novembro, data onde ocorre a decisão no Estádio do Maracanã.
Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!